Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Voltado Para a Primavera

20 de março de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Ainda que nas regiões temperadas do globo as estações do ano sejam mais nítidas, diferindo bastante dos trópicos, é no Japão que a vida se ajusta de forma intensa à clip_image002primavera, com o destaque das floradas das cerejeiras. Um artigo publicado no Japan Today dá uma parca ideia de que mesmos os alimentos industrializados procuram se ajustar ao clima da estação, inclusive no dia dos namorados naquele país,

Até o chocolate que costuma ser presenteado no Dia dos Namorados no Japão ajusta-se à primavera e que entrou em moda no Ocidente como o intenso uso do matchá

Todos sabem que o grande evento da primavera no Japão é o chamado “hanami”, ou seja, apreciar a florada das cerejeiras que, caminhando do Sul mais quente para o Norte, deve chegar à Tóquio ainda neste mês. O povo sai aos jardins, se instala para um verdadeiro piquenique, bebendo, comendo e dançando, expressando toda a sua alegria depois de um inverno rigoroso. Nesta época, também ocorre o Dia dos Namorados, onde mesmo que os jovens não o sejam, todos presenteiam os amigos com um chocolate, que se ajusta também à estação e à moda atual. Disseminou-se o uso do matchá pelo Ocidente, reconhecendo que é um produto saudável, saboroso, suave no uso do açúcar. Mesmo os produtos industrializados se ajustam às preferências da estação, usando as bases da tradição da culinária japonesa.

Estes produtos chegam a apresentar uma sofisticação extrema, combinando as influências ocidentais com o que é tradicional do Japão, apresentando camadas de diferentes sabores, num equilíbrio que eles prezam, tudo muito suave, sem nenhum exagero.

Ainda que estes produtos sejam ótimos o ano todo, costumam ser oferecidos somente nesta época, como outros novos nas estações que se seguem. No fundo, combina-se a alimentação também às características do período. A compreensão profunda destas características exige um mínimo de conhecimento da milenar cultura japonesa, não se ajustando à atual tendência mundial pelo fast-food, que conta com muitos inconvenientes.



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