Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão da Era Meiji à Era Reiwa

9 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , | 2 Comentários »

clip_image002O Japão é um país que usa no seu calendário os períodos que chama de eras (gengo em japonês), separados pelos seus imperadores, que são somente chefes de Estado, contando com um governo democrático. Alguns dos japoneses mais idosos, mais que centenários com, no mínimo, 107 anos, nasceram ainda na Era Meiji (1868-1912). do imperador Mutsuhiko, que tem o sentido de “governo esclarecido” pelo ideograma utilizado. Foi no longo período de 44 anos. quando aquele país se abriu novamente para o intercâmbio com o resto do mundo, provocando uma verdadeira revolução no Japão, interna e externamente.

Uma idosa japonesa nascida na Era Meiji e saudável até hoje

A Era Taisho (1912-1926), que tem o sentido de “grande justiça” pelo ideograma, contou com o imperador Yoshihito e foi marcado pelo início da Primeira Guerra Mundial. Ele ficou doente e não teve uma atuação marcante, mas foi quando o Japão, pelo seu governo, introduziu o sufrágio universal nas eleições e passou por um desenvolvimento industrial, com uma revolta na Coreia, que era então sua colônia. No seu período final, contou com seu primogênito como príncipe Regente.

O imperador Hirohito, foi da era chamada Showa (1926-1989), o mais longo da história japonesa com 63 anos, que foi marcado pela Segunda Guerra Mundial, no qual foi derrotado e sua posterior recuperação. Eu que sou nascido em 1938 (calendário pretensamente cristão, mas que sofreu correções no tempo), os japoneses só reconhecem a data quando afirmo que nasci no 12º ano da Era Showa.

A partir de 1989, o calendário japonês passou para a Era Heisei, que pelo ideograma tem o sentido de “alcançar a paz¨, com o imperador Akihito. Ele decidiu abdicar no próximo dia 1º de maio para o seu primogênito, o Príncipe Herdeiro Naruhito, considerando a sua saúde. Os japoneses decidiram antecipadamente chamar a próxima de Era Reiwa, que pelo ideograma tem o sentido semelhante a “bela harmonia”, mas mais poético e filosófico, difícil de ser traduzido, sendo assunto de especialistas.

O protocolo que cerca os imperadores vem mudando com o tempo. Na época de Hirohito, não era possível falar com ele e só pude vê-lo desfilando com os demais membros da Família Imperial. Com Akihito, quando ele era Príncipe Herdeiro e visitou o Brasil, já era possível conversar com ele. Sua esposa era uma plebeia e sofreu muito para se acostumar ao protocolo da Casa Imperial que ainda é bastante rígido. O mesmo ocorreu em diversos eventos no Japão, pois ele estimulava a conversa, com questões interessantes. Ele já tinha estudado na Inglaterra e estava se modernizando.

O atual Príncipe Herdeiro Naruhito segue esta tendência e também estudou na Inglaterra e a sua esposa era uma promissora diplomata, cujo pai, também diplomata, chegou ao topo da carreira no Japão. Assumindo no próximo dia 1º de maio como imperador, inaugura a Era Reiwa. Tudo indica que o protocolo japonês com a Família Imperial continuará a se aperfeiçoar, mas o seu cronograma se manterá como vem sendo preservado desde o ano 615 da Era Cristã, portanto há mais de 20 séculos.


2 Comentários para “Japão da Era Meiji à Era Reiwa”

  1. Renato Ishikawa
    1  escreveu às 11:35 em 9 de abril de 2019:

    Prof Paulo,
    Parabens lindo artigo, voce que foi o protagonista especial do Governo Brasileiro
    perante o Governo do Japão.
    Desejo muita saude.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:46 em 10 de abril de 2019:

    Caro Renato Ishikawa,

    Muito obrigado pelas suas palavras, ainda que eu as considere exageradas, dada a nossa amizade.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: