Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Moda Japonesa se Espalha Pelo Mundo

22 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Os japoneses costumam acomodar seus lanches numa caixa, dando o nome de bento bako (lanche em caixa). Ele começou a ser usados nos passeios, virou o almoço prático e agora tende a se espalhar pelo mundo com variações criativas para cada povo. O China Daily divulga as sugestões de muitas chefs de cozinha que podem aproveitar seus tempos em casa para conseguir uma renda adicional. No Japão, muitos trabalhadores temporários brasileiros que lá se encontram preparam estes lanches durante a noite, que estão nas lojas ao raiar do dia.

Foto constante do artigo no site de China Daily, atribuído ao site chamado Mizuka, muito popular naquele país

Estes lanches costumam ser consumidos frios, contendo arroz, alguns legumes e preparados, onde os ovos são apresentados em formas criativas. Originaram-se quando os japoneses fazem passeios, mas viraram as refeições rápidas mesmo nos escritórios e outros locais, podendo ser acompanhados por um simples chá verde. Os palitos, chamados hashis, são utilizados no lugar de talheres, muitos descartáveis. A notícia no China Daily informa que está se generalizando na China, como em Cingapura e outros países, tornado-se a nova moda mundial com a contribuição japonesa. Aqui no Brasil, muitos descendentes de japoneses usam estas refeições ligeiras, para depois realizarem reuniões de negócios ou outras atividades, o que não é recomendável, pois as refeições deveriam ser momentos de relaxamento, para uma vida saudável.

Em Cingapura tornou-se popular as criações da chamada Li Ming com o nome de Monster’s Bento, e também já estão sendo usados associados a figuras populares como o Super Mario ou o Hello Kitty, que acabam facilitando as vendas para as crianças. Também personalidades como da Disney estão sendo utilizadas.

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                                Um vale-tudo está sendo usado para promover vendas de bento

Também versões mais completas estão sendo oferecidas, notadamente no Japão, podendo ser acompanhadas pelo chamado missoshiru (sopa de missô), que um pouco aquecido pode conformar muitos clientes.

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                                Bento um pouco mais sofisticado atribuído a Yuka Kuni

Observa-se que, em muitos casos, os alvos são as crianças, nesta matéria do China Daily que procura divulgar as variações que são possíveis, mas o mais usual pelo mundo acaba sendo o da grande clientela que procura efetuar refeições ligeiras, consumindo pouco tempo. Acabam substituindo os fast-foods, de forma um pouco mais saudável, sendo infinitas as suas variedades, incluindo grelhados de peixe.

No Japão, muitos empregados de empresas costumam adquirir estes bentos no caminho para os seus escritórios, guardando-os até o horário do almoço, acompanhados de um simples chá verde que se dispõe em todos os lugares. Só com a sua disseminação entre os chineses, a sua demanda já seria elevada, mas também está acontecendo no Sudeste Asiático, em países como o Brasil onde existem muitos descendentes de imigrantes japoneses e, por serem normalmente práticos e acessíveis nos seus preços, podem substituir com algumas vantagens os fast-foods muito consumidos. O bento bako tem tudo para virar uma nova mania mundial.



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