Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Atriz Japonesa Machiko Kyo Faleceu

15 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Os jornais japoneses divulgam, para muitos saudosistas, o falecimento de Machiko Kyo, que se tornou famosa no pós-Guerra, dirigida por diretores japoneses consagrados como Akira Kurosawa, Teinosuke Kinugasa, Kenji Mizoguchi e Kon Ichikawa, entre muitos outros. Ela faleceu no domingo passado, no Japão, aos 95 anos de idade.

Machiko Kyo, 95 anos, faleceu segundo notícia da agência Kyodo. Foto do jornal Mainichi

Recentemente, muitas notícias informam sobre o falecimento de importantes artistas que começaram a atuar depois da Segunda Guerra Mundial e foram sucesso ao longo de suas vidas em todo o mundo. Machiko Kyo se destacava entre as japonesas, tendo começado a atuar em 1949 na produtora Daiei, sendo a grande atração na geração dos nossos pais. Ela ficou internacionalmente conhecida pelo seu papel em “Rashomon”, do diretor Akira Kurosawa, que recebeu o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, em 1951. Pelo “Portão do Inferno”, dirigido por Teinosuke Kinugasa, ela recebeu o grande prêmio no Festival de Cannes em 1954.

Entre suas atuações mais notáveis, figuram ainda “Ugetsu Monogatari” (Tales of Ugetsu), dirigido por Kenji Mizoguchi, em 1953, e “Odd Obsession”, dirigido por Kon Ichikawa, em 1959. Na história do cinema japonês, certamente é a atriz que ficou mais famosa, no Japão e no exterior.

Os que apreciaram os filmes japoneses nas décadas dos 1960 do século passado em diante, quando estava no auge do seu prestígio internacional, tanto a beleza como as interpretações de Machiko Kyo a consagraram como uma das mais atraíam multidões de fãs. Nas poucas oportunidades no Brasil em que é possível rever estas relíquias, nota-se o entusiasmo entre os aficionados, que poucos filmes novos despertam pelas suas qualidades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: