Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chineses Anunciam Novo Material Para Superbaterias

27 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: ,

imageAs matérias de lítio estavam entre as mais poderosas para a produção de baterias consideradas de maior capacidade. Agora, os pesquisadores da Universidade de Tianjin da China anunciam um novo material de carbono fluorado de altíssima energia, a mais avançada tecnologia para o armazenamento muita energia.

Foto constante do artigo no China Daily sobre o novo material para superbaterias elétricas

Não parece haver dúvidas que a China está entre os países que contam com baterias elétricas poderosas para os mais variados usos. Os grandes projetos automobilísticos que utilizam estas baterias continuam se ampliando naquele país, como exemplo. Mas também outras atividades também tiram partido deste avanço tecnológico obtido pelas suas pesquisas intensas.

Como se trata de assunto técnico que envolve a física e a química, os assuntos de interesse público ficam limitadas pelas terminologias especializadas que são utilizadas pelos cientistas. Eles chamam de carbono fluonado um material conhecido como catódico de estado sólido com a mais alta densidade de energia teórica do mundo atual. Afirmam que existem amplas perspectivas de sua aplicação nos campos dos dispositivos eletrônicos, biomedicina e energia utilizada para variados equipamentos.

O chefe da equipe que efetua estas pesquisas chama-se Feng Wei. Ele afirma que alterar as estruturas de fluorocarbono chamado covalente permitiu desenvolver um novo material de carbono fluorado com alta densidade de energia e elevada potência, longa duração das baterias, com boa capacidade de descarga da energia, uma propriedade carente em materiais de carbono fluorados atualmente existentes.

Eles informam que a densidade de energia do novo material é de 2.738 Wh/kg, que é 30% maior que a de produtos similares e pode funcionar de maneira estável sob a condição de uma grande corrente de descarga.

Eles exemplificam seus usos como a longa duração para veículos aéreos não tripulados, marca-passos cardíacos com poder vitalício e peixes robóticos viajando dezenas de milhares de quilômetros nos oceanos no futuro. Muitas das suas características já foram examinadas como a produção estável do novo material, seus mecanismos de fluoração, regulação estrutural e cinética eletroquímica. São aspectos científicos de difícil compreensão para os leigos, inclusive pela terminologia utilizada.

O que foi já constatado é que os chineses estão avançados também na carga destes tipos de baterias, não se necessitando de fios, podendo ser feito à distância razoável sem nenhuma ligação direta. É de se acreditar que estes conjuntos de tecnologias estão mais avançados na China do que em outros países, o que leva muitos produtores multinacionais a investirem naqueles país pensando num prazo mais longo nos equipamentos por eles utilizados.

Isto vem mostrando que a China está superando os Estados Unidos nestes tipos de pesquisas, fazendo com que a atual competição se torne cada vez mais difícil. Quando comparado com outros países emergentes como o Brasil, que continua restringindo os recursos destinados a estas pesquisas, acaba-se se ficando preocupado com a distância que nos separaram e estão aumentando.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: