Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

New York Times e a Preocupação dos Chineses com Xinjiang

23 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Um artigo de Chris Buckley e Paul Mozur, publicado no The New York Times, ressalta a preocupação das autoridades chinesas para evitar manifestações separatistas dos uigures de Xinjiang, predominantemente muçulmanos, mantendo uma acirrada vigilância eletrônica que permite o reconhecimento das pessoas pelos dados faciais colhidos por uma rede de câmeras de vigilância.

clip_image002

Mapa da China com destaque de Xinjiang Uyghur

As autoridades chinesas são extremamente sensíveis com relação à população uigures, predominantemente muçulmana, que está concentrada na região de Xinjiang, no noroeste da China. A região é a fornecedora de água para toda a China, com os degelos do Himalaia, que também envolve o Nepal. Tudo indica que esta campanha dos norte-americanos está inserida no contexto da Guerra Fria que ganha novo destaque entre os dois maiores países do mundo. A China Eletronics Technology Co., que a desenvolveu, está sendo vendida também para o exterior.

A China continua mantendo um governo autoritário onde as dissidências são consideradas sensíveis, pois ela é formada por diferentes etnias que são mantidas unificadas pela força. Também fora desta região, a China mantém-se vigilante de forma radical.

É bem verdade que também os Estados Unidos continuam mantendo Guantánamo, onde árabes suspeitos, sem acusações formais, continuando sendo mantidos presos por muitos anos, sem que haja nem mesmo processo a que estão sujeitos, de conformidade com o que vigora internacionalmente.

Lamentavelmente, estes assuntos que deveriam ser discutidos nos fóruns internacionais acabam sendo acirrados pela imprensa engajada, mesmo nos países considerados exemplos de democracia, como os Estados Unidos. Os problemas nacionalistas que estão se disseminando pelo mundo não estão numa fase em que estes assuntos possam ser examinados com maior equilíbrio.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: