Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Copa do Mundo de Futebol Feminino na França

1 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

Há que se reconhecer que a seleção brasileira feminina de futebol fez o que pode, mas acabou sendo desclassificada pela França no segundo tempo da prorrogação pela seleção francesa que jogava em casa. Vendo o campeonato como um todo, há que se reconhecer que está se abrindo outro importante mercado no mundo e o Brasil precisa se preparar para aproveitar a sua oportunidade neste esporte que é muito popular no país.

clip_image002

Seleção feminina de futebol que merece ser mais prestigiada.

O surpreendente comparecimento do público nos estádios da França e a elevada audiência na televisão do mundo indicam que está se consolidando um novo mercado para o futebol feminino no mundo. Países tradicionais como os Estados Unidos têm a tradição da prática do futebol feminino nos colégios, o que está se difundindo por muitos países no mundo. Algumas brasileiras já atuam até no exterior, mas ainda no Brasil nem os clubes e as escolas dão a devida importância para o futebol feminino, que vive de um suporte ainda muito limitado. Principalmente o público ainda está mais interessado no futebol masculino.

Mas, a atual Copa do Mundo na França pode representar um ponto de inflexão, pois muitos já perceberam que com o devido suporte, as brasileiras podem ter um destaque elevado, remunerando melhor as jogadoras aqui no país como no exterior. Espera-se que os dirigentes não continuem atrapalhando o futebol. A criatividade como da Marta mostra o quando podemos ser competitivos.

Ainda estamos numa fase de aperfeiçoamento do futebol feminino no mundo. Mas, as asiáticas já se destacam pelo número de novas praticantes e seus empenhos, ainda que pela estatura como pelo peso, não tenham as melhores condições. As africanas mostram que possuem habilidades com a bola, ainda que no conjunto ainda não tenham treinamentos para a atuação estratégica. Mas, tudo indica, elas também ganharão forte impulso nas próximas décadas, podendo se tornar adversárias importantes como já são as norte-americanas e as europeias.

O que se espera é que não seja o futebol de força que acabe prevalecendo, mas a que envolve até a arte, com habilidades nas criatividades individuais e do conjunto. Elas acabam sendo mais graciosas, e para o público agradáveis de se ver. Noticia-se que jovens de todo o Brasil estão sendo selecionadas em São Paulo, com vistas para o futuro, após as Olimpíadas no Japão.

Há que se preocupar com os dirigentes que se preocupam com seus ganhos, inclusive ilegais. O esporte seria uma forma de ajudar a superar as dificuldades políticas e religiosas que dividem o mundo e se praticado pelas mulheres o seu impacto ajuda a superar os muitos obstáculos que ainda existem, inclusive para as pessoas mais modestas que começaram suas atividades em áreas de terra, em pequenos espaços que ainda existem nas periferias das grandes cidades.

No Brasil tradicionalmente o futebol desperta uma paixão que reúne brasileiros de todos os níveis, dos mais ricos aos mais modestos, e nas torcidas, as mulheres e crianças estão presentes, havendo necessidade de se evitar as torcidas radicais que usam até de violências, o que se observa também no exterior.

O mercado de material esportivo como os patrocínios que o futebol atrai são importantes, e tudo fica mais agradável se contar com a participação de graciosas jogadoras. Vamos nos empenhar nesta direção, pois o Brasil está necessitando de motivos para aumentar a sua alegria, principalmente coletiva.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: