Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eleição nos EUA de 2020 já está na Mesa

19 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Um extenso artigo de Jeremy W.Peters, Annie Kami e Maggie Haberman, publicado no The New York Times, informa que Donald Trump está aproveitando a seu favor o sentimento conservador dos clip_image002eleitores norte-americanos, colocando-se contra o chamado “Esquadrão”, composto pelas novas deputadas democratas. Ele é formado por Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York; Ilham Omar, de Minnesota; Ayanna S.Pressley, de Massachusetts; e Rashida Tlaib, de Michigan. Elas processam Donald Trump como racista no Congresso daquele país.

Presidente Donald Trump aproveita o sentimento conservador dos eleitores norte-americanos para as eleições de 2020

O presidente Donald Trump está sendo processado na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pelo chamado “Esquadrão”, constituído por deputadas democratas que o consideram racista. Ele aproveita o atual processo para explorar o sentimento conservador dos muitos eleitores norte-americanos e se coloca adequadamente para as eleições de 2020 contra os imigrantes. Aproveita a posição cautelosa da presidente da Câmara, democrata Nancy Pelosi, mais experiente na política daquele país, que as novatas que constituem este chamado “Esquadrão”, que deve criar um clima que favorece Donald Trump.

Este tipo de situação já foi aproveitado muitas vezes pelos republicanos no passado, inclusive por Donald Trump em 2016. Tudo indica que, mesmo que seja pressionado, eleitoralmente ficará bem situado, favorecendo-o nas próximas eleições de 2020.

clip_image004

As quatro novas deputadas que constituem o chamado “Esquadrão”, que, mesmo tendo a simpatia de parte dos republicanos, eleitoralmente para 2020 deve estimular o sentimento conservador dos eleitores norte-americanos

Tudo indica que o que acabará prevalecendo é o “América: ame-o ou deixe-o”, que já beneficiou os republicanos em muitas ocasiões no passado, desde a guerra no Vietnã. Os principais analistas norte-americanos acham que isto acaba sendo determinante nas eleições daquele país, devendo beneficiar Donald Trump, mesmo que não soe simpático no resto do mundo. Algumas pesquisas indicam que o atual presidente acabe ficando com 46% dos eleitores daquele país, que será o mais que suficiente para a sua reeleição, mesmo com algumas posições exageradamente enfática que ele costuma expressar.

Deve-se observar que no Brasil, Jair Bolsonaro adota uma posição semelhante à do atual presidente norte-americano. Ainda que soe estapafúrdio para muitos, acaba contando com a simpatia de parte do eleitor brasileiro que é conservador, que continua tendo importância no cenário nacional, mesmo que a economia continue apresentando um elevado índice de desempregados ou semelhantes, sem apresentar a recuperação desejada. Nos Estados Unidos, o nível de emprego continua elevado, ainda que o exagero no nacionalismo comece a apresentar indícios preocupantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: