Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estranhas Movimentações Militares na Ásia

26 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Nada ocorre por acaso quando se trata da presença militar dos chineses e russos na Ásia, notadamente no Mar da China. As notícias esparsas de aeronaves militares russas em chinesas no espaço chamado ADIZ (Air Defense Identification Zone) do Japão durante exercícios militares em 23 de julho e a nota militar norte-americana de apoio ao Japão e a Coreia do Norte são indícios que algo mais sério está ocorrendo naquela parte da Ásia.

clip_image001

Gráfico constante do artigo publicado no The Asahi Shimbun, que deve ser lido na íntegra

 

Todos sabem que existe uma tensão crescente no Extremo Oriente com o aumento da presença militar chinesa naquela parte do mundo. Quando isto ocorre num exercício conjunto dos chineses com os russos e os norte-americanos divulgam uma nota afirmando que apoiam os coreanos do sul e o Japão, estes acontecimentos acabam ganhando uma importância maior.

A nota norte-americana foi divulgada pelo South China Morning, informando que o Pentágono dá inteiro suporte para a Coreia do Sul e o Japão. No pano de fundo, encontra-se a pretensão chinesa de anexar Taiwan à China, ainda que se mantenha por ora a situação semelhante a de Hong Kong, com uma relativa liberdade, onde os conflitos públicos ganham expressão na imprensa de todo o mundo. Quando o quadro político internacional não caminha bem, as tendências de conflitos armados acabam ganhando maior dimensão, com o crescimento dos investimentos em armamento, lamentavelmente.

Como aumentaram as dúvidas sobre o suporte que os norte-americanos podem dar aos seus aliados na Ásia, a nota do Pentágono procura deixar clara a sua posição de firme suporte a eles. Os conflitos que estão ocorrendo no Irã já são de grande importância, devendo-se evitar novas frentes de dúvidas. A não participação americana no TransPacific Partnership já enfraqueceu a sua posição, ao mesmo tempo em que os chineses continuam divulgando o seu projeto da Nova Rota da Seda, até com a participação de aliados tradicionais dos Estados Unidos.

O atual governo do presidente Donald Trump deseja que seus aliados no mundo ajudem a arcar com os elevados custos militares em todas as partes do universo. Os emissários dos Estados Unidos intensificam seus contatos com os aliados, evitando a disseminação de dúvidas sobre suas posições.


2 Comentários para “Estranhas Movimentações Militares na Ásia”

  1. Mauricio Santos
    1  escreveu às 20:58 em 3 de agosto de 2019:

    Muito bom lembrete que fora aqui da várzea que o Brasil foi colocado cenário internacional, na primeira divisão da politica internacional o jogo está sendo jogado…Bom por ter lembrado Paulo

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:51 em 7 de agosto de 2019:

    Caro Mauricio Santos,

    No mundo atual muitos se preocupam com a excessivas concentrações dos poderes militares, sendo que os chineses e os russos aparentam terem visões de prazo mais longo que no Ocidente.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: