Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grave Irregularidade do Atual Governo dos EUA

23 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Uma gravíssima acusação foi feita por Helena Bottemiller Evich na revista chamada Politico, dos Estados Unidos, informando que estudos técnicos efetuados por cientistas comprovaram que as mudanças climáticas estão prejudicando as vitaminas do arroz, que é o alimento principal de mais de 600 milhões de habitantes em todo o mundo, principalmente na Ásia. Foram suspensas as divulgações de estudos efetuados por cientistas isentos, pois o atual governo de Donald Trump não acredita nos danos provocados pelas mudanças climáticas.

clip_image002

É inacreditável que o governo de Donald Trump seja capaz de suprimir estudos científicos efetuados por equipes isentas do Departamento de Agricultura de um país como os Estados Unidos. Mas a denúncia está publicada na revista Politico, baseada em informações como de Michael Mann, um dos principais cientistas sobre o clima da Universidade Estadual da Pensilvânia. O governo norte-americano, que possui milhares de cientistas e mais de 100 mil funcionários que trabalham em diversas questões, só foi autorizado a divulgar desde 2017 dois estudos relacionados com o clima, com resultados favoráveis para a indústria de carne daquele país. Os estudos sobre o arroz foram proibidos de serem divulgados.

clip_image004

O gráfico acima mostra a substancial redução da divulgação dos estudos científicos sobre o clima no atual governo do EUA

Os cientistas norte-americanos trabalham em cooperação com os do Japão, da China e da Austrália, por mais de dez anos nestas questões. Um email enviado para o incrédulo funcionário Jeff Hodson, da Universidade de Washington, em 7 de maio de 2018 pediu para que ele não divulgasse estas pesquisas.

Muitos estudos efetuados nos Estados Unidos sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre produtos agrícolas estão sendo inibidos em suas divulgações. O presidente Donald Trump e seu secretário de Agricultura, Sonny Perdue, não acreditam que o clima está prejudicando muitas produções agrícolas. Os recursos para estas pesquisas estão sofrendo fortes cortes. Chega a ser difícil acreditar que isto esteja acontecendo nos Estados Unidos. Naquele país, os estudos científicos sobre produtos agrícolas são publicados pelo chamado ARS – Agricultural Research Service.

A questão do arroz, que é sensível na Ásia, mesmo com as restrições norte-americanas não consegue ser inibida. Kazuhiko Kobayashi, um cientista agrícola da Universidade de Tóquio, não entende o que está acontecendo nos Estados Unidos, ainda que ninguém deseje contrariar seus superiores. O assunto vazou na recente reunião do G-20, realizado em Osaka, Japão.

Nos governos anteriores dos Estados Unidos também ocorreram algumas restrições, mas não na escala atual. Tudo indica que esta atual orientação está prejudicando o próprio país, pois seus agropecuaristas necessitam do suporte das pesquisas científicas para superar suas dificuldades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: