Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Idéias Adicionais Para o Intercâmbio UE e MERCOSUL

6 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Observa-se que os asiáticos e povos do Pacífico vêm conseguindo colocar novos produtos no mercado internacional que não eram conhecidos há algumas décadas passadas e que estão atualmente com a sua demanda crescente. O Brasil conta com uma grande biodiversidade que pode ser aproveitada, com adaptações mínimas, possibilitando ampliar um mercado internacional com algumas pesquisas adicionais.

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A lichia chinesa e o kiwi novo-zelandês não eram conhecidos há poucas décadas no comércio internacional.

Nem todos sabem que existem diversas variedades destas frutas que estão sendo colocadas atualmente no mercado internacional, onde o Brasil tem uma elevada potencialidade para a sua ampla biodiversidade. No caso da lichia, existem as de sementes grandes e poucas polpas que são consumidas pelas pessoas mais modestas. As de sementes pequenas e muita polpa são chamadas “das princesas” e evidentemente são mais saborosas, demandando menos trabalho para serem consumidos. O caso do kiwi existe os amarelos mais saborosos e os verdes mais ácidos, ambos contendo muita vitamina C, sendo este último mais facilmente produzido em muitos países. O interessante é que estas novas frutas comportam transportes a grandes distâncias, aumentando o comércio internacional.

Quando se estabelece os entendimentos entre a União Europeia e o MERCOSUL, o Brasil tem possibilidade de aproveitar melhor sua ampla biodiversidade, colocando novos produtos no mercado internacional. Nas festas juninas recentes observou-se que a maioria dos produtos é derivada do milho, quando o país conta tradicionalmente com a mandioca de ampla produção. Dela ainda não se divulgou adequadamente no exterior a tapioca e o sagu, que contêm muito amido e podem ser utilizados para diversos e saborosos alimentos.

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A tapioca e o sagu podem ser utilizados de diversas formas, contendo muito amido.

No Nordeste, na Amazônia e em todo o Brasil conta-se com infinitas variedades de produtos da biodiversidade brasileira que já são apreciados no país, mas ainda pouco divulgados no exterior, com as devidas adaptações para as preferências de cada mercado. Nada cai do seu, havendo necessidade de um trabalho sistemático para criar um mercado apreciável no exterior, ao mesmo tempo em que ajuda a ampliar o mercado de recursos humanos no país, estimulando o seu desenvolvimento.



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