Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Macarrão Gelado com Café Como Sobremesa

6 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Um artigo de Casey Baseel publicado no Japan Today informa sobre uma nova sobremesa de macarrão gelado com café lançado no Japão para este verão que está indicado ser extremamente severo no hemisfério norte.

image

Foto constante do artigo no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra.

Há que se admitir que o café esteja com seu consumo em alta no mundo, sendo que na Ásia a sua produção está aumentando, tendo começado no Vietnã que se tornou o segundo produtor mundial, superando a Colômbia. Na China e até no Japão a sua produção começa a se elevar para atender parte da demanda que está se ampliando naquele lado do mundo, até de forma que não era tradicional no Ocidente.

Como é do conhecimento de muitos, no Japão sempre se consumiu tipos de macarrão gelados, como os conhecidos como zaru soba, quando se usa o trigo sarraceno, que é mergulhado num caldo salgado. Combinou-se está ideia com o boom do café, adaptando-se uma gelatina soba gelada, contendo café, para ser consumido como uma sobremesa. Um toque de azedo foi dado, pois os japoneses costumam produzir uma combinação de sabores. Na realidade o bom café costuma conter uma pequena acidez, mesmo quando consumido tradicionalmente.

Na atual apresentação japonesa foi utilizado um xarope de mirtilo para utilizar uma fruta local, mas poderiam ser aproveitados outros brasileiros que costumam ser utilizado em algumas gelatinas. No Brasil já existem muitos cafés que são combinados com leites e até sorvetes atendendo as preferências dos clientes, inclusive de crianças e adolescentes.

A criatividade brasileira, certamente, vai acabar criando novos produtos que tenham como base o café, que também é ligeiramente estimulante, mesmo frio.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: