Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Técnica de Impressão Sem Pigmentos

1 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , ,

Uma interessantíssima matéria foi publicado por Ryosuke Nonaka e publicada no jornal japonês Asahi Shimbun sobre uma nova descoberta que permite a impressão sem o uso de pigmentos. O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Células Integradas de Materiais da Universidade de Kyoto (Institute for Integrated Cell-Material Sciences), por uma equipe comandada pelo professor Easan Sivaniah.

clip_image002

Uma gravura famosa como a de Katsushika Hokusai impressa sem o uso de pigmentos, tornando a mais barata e sem possibilidade de falsificação, foto publicado no artigo do site da Asahi Shimbun.

Esta questão começou a estimular as pesquisas de uma equipe de professores da Universidade de Kyoto observando as colorações das borboletas e de uma joaninha, sem que fossem provocados por pigmentos. O segredo seria a luz refletida por cavidades microscópicos na superfície dos seus corpos, conhecidos como “coloração estrutural”.

Seguindo esta constatação da natureza os pesquisadores desenvolveram um método para criar imagens coloridas e resistentes ao desbotamento, sem o uso de tintas que contenham pigmentos. Dada à importância da descoberta o assunto consta da revista científica britânica Nature de 20 de junho. Estas revistas costumam divulgar eletronicamente estes artigos para que cheguem aos seus leitores.

Os pesquisadores começaram a criar cavidades microscópicas em filmes plásticos usado em embalagens para líquidos e as colocaram em solução de ácido ascético. A interrupção da luz causada pelas cavidades na superfície produziu uma coloração estrutural, como se observou na natureza.

A equipe informa que o desenvolvimento da impressão pode torna-la mais baixa em custo, pois não se utilizam pigmentos, superando as técnicas convencionais até agora utilizadas. Um dos pesquisadores, Masateru Ito, informa que esta técnica vai reduzir a possibilidade de falsificações. Segundo ele, isto se torna promissor, por exemplo, nas produções dos papéis-moedas pelos Bancos Centrais de muitos países.

Os pesquisadores informam que este novo método permite criar todos os tipos de cores em todo espectro visível, permitindo que a forma e o tamanho das imagens possam ser ajustados a todas as necessidades. Parece algo muito promissor que possa ser utilizado intensamente em muitas impressões.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: