Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queijos Brasileiros Fazem Sucesso na França

15 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Todos sabem que a França se destaca no mundo pela qualidade dos seus queijos. Quando os brasileiros conseguem sucesso numa competição internacional naquele país, há que se destacar o rápido aprendizado dos brasileiros das técnicas de seu aperfeiçoamento, aproveitando as diversas características dos muitos queijos do Brasil.

image

Queijo cremoso da Ilha de Marajó, um dos destaques do Mundial da França. Foto: Luiz Henrique Mendes/iStock, constante da matéria no suplemento Paladar do Estadão, que vale a pena ser lido na íntegra


No evento mundial realizado em Tours, na França, o Brasil compareceu com 143 tipos de queijos entre os últimos dias 2 e 4 de junho. Obteve a expressiva premiação de quatro considerados “superouros”, oito ouros, 19 pratas e 28 bronzes, entre os 950 queijos de 40 países que foram avaliados pelos jurados. Entre ow brasileiros, estavam os de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará (destaque para a Ilha de Marajó) e Goiás, mostrando que existem muitas regiões produtoras importantes espalhadas pelo país. A mestra queijeira francesa Claudine Vigier Barthélemy reconheceu a impressionante variedade de queijos existentes no Brasil.

Os que compareceram ao evento se interessavam sobre os representantes dos produtores brasileiros de queijo, mostrando a possibilidade de colocação no sofisticado mercado francês, quando se discute atualmente o acordo de livre comércio da Comunidade Europeia com o Mercosul. Ainda que a importação pelo Brasil venha a aumentar, haverá interesse em produtos como os brasileiros que não são ainda conhecidos no exterior, e mesmo neste país somente por especialistas interessados nestes queijos.

Todos que apreciam os queijos sabem que eles são consumidos junto com outros produtos, como o vinho, azeite e petiscos, que combinam com os mesmos. Na realidade, a ampla variedade é sempre muito interessante, além dos tradicionais, apresentando oportunidades que devem merecer a atenção dos empresários brasileiros, com o devido suporte do governo. São oportunidades que podem ampliar o emprego neste país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: