Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Acorda Presidente Jair Bolsonaro

27 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo um paulistano com mais de 80 anos, nunca viu algo que aconteceu em São Paulo, hoje, 19 de agosto, segunda-feira, em torno das 16h. Escureceu com fumaça de queimadas que vieram desde Mato Grosso, combinando com fenômenos climáticos, dando a impressão de noite. Não se pode brincar com o clima e as queimadas, pois deve estar causando problemas pulmonares como nos piores dias na China.

São Paulo escureceu com a fumaça das queimadas que veio desde Mato Grosso, algo como o que já ocorreu na China

Mesmo os paulistanos que vivem em São Paulo há mais de 80 anos nunca viram um fenômeno desta natureza. Não se pode brincar mais com a Alemanha ou a Noruega, pois mal estamos ingressando no período em que as queimadas são mais intensas, com as florestas e campos secos, até pela falta de chuva. Se isto vai continuar assim, muitos terão graves problemas pulmonares e teremos que usar máscaras para nos proteger.

É mais do que relevante identificar as queimadas, pois o noticiário está informando que os bombeiros não possuem condições para combater os incêndios que estão ocorrendo pelo interior. Não há pessoal nem material suficiente para um mínimo de combate a estas queimadas e muitos acidentes podem ocorrer nas estradas, por falta absoluta de visibilidade.

Nem os mais pessimistas poderiam esperar fenômenos desta magnitude. Na televisão, estas cenas estão sendo apresentadas com os jornalistas experientes revelando espantos e nem todos entenderam o que ocorreu. Parecia que seriam nuvens escuras anunciando uma tempestade, mas era nuvens de fumaças das queimadas, que chegaram rapidamente à São Paulo.

Espera-se que estes fenômenos não se repitam, mas realisticamente as queimadas vão se repetir, em número difícil de ser estimado. Uma imensa parte do Brasil está sendo afetada por elas, infelizmente.

Precisamos de todas as ajudas possíveis de qualquer país do mundo, pois nunca enfrentamos problemas semelhantes, notadamente nesta magnitude. É hora de esquecer completamente as diferenças de diagnósticos, pois as queimadas são evidentes, não ocorrendo somente nas florestas. Os campos, os cerrados e até plantações estão sendo queimados. Muitas casas de agricultores, suas plantações, seus depósitos de produtos colhidos, tudo está sendo consumido com rapidez pelos numerosos incêndios, como já vimos na Califórnia ou na Europa.

Só nos restas apelar às divindades, pois a força humana é insuficiente para minorar os dramáticos prejuízos, possivelmente até com o sacrifício de vidas. Ainda é muito cedo para um balanço, mas está se mostrando dramático, como poucas vezes se viu no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: