Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Redução dos Miseráveis no Mundo com Desigualdades

6 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Uma série extremamente importante de artigos está sendo publicada na Folha de S.Paulo desde 23 de julho sobre a desigualdade global no mundo e o primeiro capítulo foi focado na Europa. O segundo capítulo foi publicado em 30 de julho sobre os Estados Unidos. O terceiro clip_image002capítulo sobre a China e a Índia em 6 de agosto, devendo continuar em 13 de agosto próximo com quarto capítulo sobre a África do Sul. Tratam da redução dos miseráveis em parte do mundo, principalmente na Ásia, apesar do fosso entre os ricos e pobres continuar aumentando no universo.

Economista francês Thomas Piketty, autor do “O Capital no século XXI”, o mais importante sucesso de venda recente

Quando o economista francês Thomas Piketty em 2013, com seu livro “O Capital no século XXI”, voltou a tratar do assunto, muitos achavam que era um problema já superado no século anterior. No entanto, ele já vem só se agravando, tanto na Europa como nos Estados Unidos, onde novos líderes políticos populistas e nacionalistas propõem soluções que não estão permitindo visualizar soluções no futuro próximo.

Na Europa, a classe média de 40% vem sendo comprimida pelos 50% mais pobres e os 10% mais ricos, gerando problemas como do Brexit no Reino Unido e na França dos “coletes amarelos”. A antes promissora classe média, hoje precisa da assistência social para viver e se alimentar, com precárias perspectivas de empregos mais promissores que se transferem para a Ásia. Isto se repete por outros países europeus em graus diferentes, mas todos preocupantes.

Muitos dados sobre estas distribuições dos resultados econômicos estão sendo divulgados por variadas instituições, servindo como bases para estudos adicionais. Alguns propõem tributações mais pesadas sobre os privilegiados, outros entendem que a redução dos seus tributos estimula o crescimento econômico.

Nos Estados Unidos, abordado no segundo capítulo, o quadro não é mais promissor e Donald Trump, mesmo com sua arrogância, não consegue um dinamismo maior na sua economia, aumentando os atritos como os com os chineses, que acabam prejudicando a todos.

Na China, com visíveis sacrifícios dos mais pobres, consegue-se que os mais privilegiados tenham significativos avanços, enquanto sua nova classe média passa a gozar das facilidades de acesso a bens que eram da antiga classe média europeia. No meio rural chinês, ainda muitos pobres agricultores lutam com condições adversas. Na Índia, menos rapidamente, estão conseguindo pequenas melhoras.

Mesmo com a intensificação do desenvolvimento da tecnologia, tudo indica que os problemas são mais de natureza política, não sendo fácil proporcionar resultados expressivos.


2 Comentários para “Redução dos Miseráveis no Mundo com Desigualdades”

  1. Mauricio Santos
    1  escreveu às 23:45 em 6 de agosto de 2019:

    O combate a desigualdade é essencial para sustentação de qualquer sociedade…desigualdades extremas levam a instabilidade

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:46 em 7 de agosto de 2019:

    Caro Mauricio Santos,

    Muitos acham que uma razoável igualdade na distribuição da renda é desejável, ajudando na sustentação de uma sociedade por um prazo mais longo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: