Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Técnicas de Decisões Sistêmicas de Longo Prazo

6 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Como as decisões tomadas por um governo possuem repercussões de prazo muito longo, há que se considerar todas as possibilidades possíveis, inclusive do contexto mundial em que estão inseridos atualmente. Os chineses vieram efetuando intensos treinamentos sobre estas técnicas por séculos e aparentam estar mais preparados que os possíveis adversários que precisam enfrentar.

clip_image001

As frequentes reuniões dos Conselhos do Partido Comunista Chinês

Ainda que o governo chinês seja considerado autoritário, os frequentes encontros dos seus diversos Conselhos do PCC contam com diversas reuniões prévias. As decisões elaboradas e aprovadas anteriormente somente são submetidas à homologação máxima depois de se atingir um razoável consenso entre os principais componentes destes órgãos coletivos.

Este tipo do método de deliberação veio sendo aperfeiçoado por séculos, com a formação dos chamados mandarins, que eram selecionados pelos seus méritos para assessorar no passado os imperadores. Hoje, o secretário-geral do PCC, presidente Xi Jinping, conta com um seguro sistema de controle dos seus membros, considerando a situação em que se encontra o país, no contexto mundial. Mas ele necessita contar com um razoável consenso dos principais grupos que também existem naquele país.

Eles vieram aperfeiçoando técnicas semelhantes ao do xadrez, que permite considerar todas as alternativas possíveis, com antecedência de cerca de 7 a 8 lances futuros, levando em conta o que os adversários farão. Se decidem muito emocionalmente, como nos Estados Unidos, sem o devido estudo de todas as condições a que estão sujeitos, as possibilidades de resultados favoráveis aos acabam sendo bastante diminuídas.

O método exige o pleno conhecimento do que o país dispõe para a disputa, bem como o que os potenciais adversários contam a seu favor. Como as condições podem se alterar, pelas mudanças que estão ocorrendo no clima em todo o mundo, por exemplo, suas possibilidades também precisam ser adequadamente identificadas, inclusive nos seus efeitos como a elevação do nível do mar, ocorrência de variados acidentes climáticos em diversas partes do mundo. Os constantes aperfeiçoamentos tecnológicos procuram muni-los adequadamente para enfrentar eventuais acidentes.

Todos sabem que a China conta com a maior população do mundo, que vem envelhecendo rapidamente e demandam alimentos bem como produtos para assegurar um razoável padrão de vida. Suas produções locais não são suficientes e eles precisam contar com o fornecimento de outros países, principalmente com a relativa carência de água potável que é originária, em grande parte, da região do Himalaia.

Muitas são as adversidades que os chineses necessitam considerar e eles procuram se antecipar nas medidas que permitam a sua minimização. Seria interessante que o Brasil também se preparasse adequadamente para enfrentar seus problemas futuros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: