Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aproveitamento do Subsolo em Cingapura

7 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo preparado pelas agências noticiosas AFP – JIJI foi publicado no Japan Times informando sobre as cogitações da intensificação do uso do subsolo em Cingapura, a cidade – pais que já não tem como continuar expandindo seus limitados 720 quilômetros quadrados, clip_image002avançando para o mar ou para o espaço. Como em outras metrópoles, como Helsinque, Montreal no Canadá, estes pelos seus climas frios no inverno, a tropical Cingapura estuda a intensificação do uso do seu subsolo, com economia de energia e reduzindo a poluição.

Foto de Cingapura, nas dependências de um hotel, onde muitas instalações são feitas nos subsolos, constante do artigo publicado no site do Japan Times

Como todos sabem, Cingapura desempenha o papel de uma capital do Sudeste Asiático e já avançou o que pode pelo mar e para o espaço nas suas construções, mas continua necessitando de outros avanços, que se aceleram pelo subsolo, com o menor uso possível de energia e fatores poluentes. Nas últimas décadas, deve ser uma das metrópoles importantes no mundo que mais tem sofrido mudanças no seu aproveitamento sustentável.

clip_image004

Uma foto de parte de Cingapura

Cingapura tem uma área que é a metade de Los Angeles, na Califórnia, que se espalha por um grande espaço. Sendo uma ilha, já ampliou em um quarto o seu território, mas enfrenta problemas ecológicos e ambientais para continuar crescendo sobre o mar. Já possui muitos arranha-céus, que agora estão sendo invertidos, passando para o subsolo, na medida do possível.

clip_image006

Famoso edifício interligado de Cingapura, que é basicamente um hotel

Existem muitos estudos efetuados por consultoras privadas de urbanismo, como trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Universidade Tecnológica de Nanyang, pois estes avanços precisam ser feitos de forma sustentável. Os condicionadores de ar reduzem o consumo de energia em 40%. O CO² lançado pelo equivalente a 10 mil veículos reduziram as emissões em 34.500 toneladas/ano.

Já existe uma via expressa subterrânea de 12 quilômetros, bem com o sistema de metrô, depósitos de munição e cavernas sob o fundo do mar para armazenar petróleo. Mas afirma-se que o aproveitamento do subsolo para diversas finalidades é apenas um meio e outros precisam ser estudados, constituindo-se na fronteira atual desta importante cidade – país.

Em contraste, o Brasil conta com imensos espaços não necessitando que suas metrópoles tenham problemas adicionais com seu crescimento exagerado. Existem países, como a Alemanha, onde as maiores metrópoles não chegam a ter dois milhões de habitantes, contando com muito verde nas suas florestas ou nos jardins, que nem sempre são conhecidos de todos os brasileiros, mantendo sua qualidade de vida.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: