Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chá Yê em Pinheiros Serve Poucos Pratos Chineses Leves

11 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Existe no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um simpático pequeno estabelecimento onde se encontra uma ampla variedade de chás de muitos tipos, principalmente os provenientes da China, que podem ser apreciados como em poucos lugares no Brasil. Também servem leves refeições de origem chinesa, que aprecio muito no início da noite, como depois de um programa num cinema próximo. Hoje, é muito frequentado por uma clientela jovem que aprecia imagerefeições ligeiras. O interessante é que algo semelhante já existe no Japão há muitas décadas, mantendo também a sua qualidade por gerações de responsáveis, como pode ser visto num artigo publicado por Hiroshi Tachibana e publicado no Yomiuri Shimbun.

Nesta loja de chá que se estabeleceu em 1887, Yasunori Takamiya, da sexta geração de proprietários, serve uma tigela do chukasoba, um ensopado chinês com macarrão de trigo sarraceno. Foto constante do artigo no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Os muitos chás chineses servidos no Chá Yê são difíceis de ser encontrados em outros estabelecimentos e, à noite, são servidas refeições leves de origem chinesa, um programa adequado para jovens e idosos, apresentando uma qualidade inusitada.

No Japão, existem muitas combinações que incluem diversos tipos de chá, como com arroz integral. Neste estabelecimento japonês, este tipo de macarrão de trigo sarraceno é servido com um molho cujo sabor vem sendo mantido por décadas. No passado, também foram servidos outros tipos de refeições ligeiras.

A versão do macarrão chinês neste estabelecimento usa um chá de alga seca, chamado kombucha, num molho retirado do bonito seco, dando um sabor distinto. Inclui uma fatia de carne de porco, brotos de bambu, repolho picado e cebolinha, tudo em pequena quantidade.

Os clientes do passado levam agora seus filhos e netos e, nas sequências de feriados como o do Ano Novo, os que foram morar nas grandes metrópoles voltam para apreciar estas iguarias. Já houve apelos que fossem estabelecidos redes de lojas como em Osaka e Tóquio, mas o atual proprietário prefere manter algo modesto em Sakaide, na província de Kagawa, com o que ele se sente feliz.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: