Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância das Notícias no Mundo

28 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Observando o que continua ocorrendo no mundo, nota-se que, apesar das naturais críticas pesadas feitas contra algumas personalidades públicas, existem as que perduram com o suporte da opinião pública. No entanto, outros vão constatando que suas imagens sofrem imagedeteriorações perigosas que podem provocar suas quedas. Há indícios que em casos a eles atribuídos não bastam que suas ações sejam legais, mas estas personalidades necessitam contar com carreiras mais do que irreparáveis.

O presidente dos Estados Unidos, apesar de eleito, sempre conta com acusações de envolvimento em casos discutíveis

São frequentes os casos em que Donald Trump ou seus auxiliares são suspeitos de ações discutíveis, apesar de ter sido eleito e contar com o respeitável suporte do governo considerado ainda o mais relevante no mundo. Agora, corre o risco de um impeachment no Congresso dos Estados Unidos, ainda que isto seja difícil de ser aprovado com a expressiva maioria exigida. Mas sua imagem está se desgastando.

Algo semelhante vem ocorrendo também com diversas autoridades brasileiras. Muitos casos em que são acusadas de possíveis envolvimentos de seus familiares provocam desgastes em suas imagens, mas ainda sem condições de serem afastadas. Como contraponto, hoje se enaltece a imagem da jovem sueca Greta Thunberg que sofre reparos de toda ordem de parte da imprensa mundial, mas até agora ela se destaca mais do que muitas personalidades políticas tradicionais, mobilizando os jovens de todo o mundo preocupados com o que continua acontecendo no aquecimento global. Há que se respeitar a força da juventude mundial que ganha importância nas decisões relevantes para o futuro do mundo, mesmo que não contem ainda com propostas concretas para suas difíceis soluções.

image

Greta Thunberg continua ofuscando consagrados líderes mundiais na questão do aquecimento global, mesmo com os reparos que sofre de parte da imprensa mundial

Existem problemas variados num mundo que sofre uma desaceleração do seu crescimento econômico, enquanto as necessidades de recursos para o atendimento mínimo das populações menos privilegiadas estão em crescimento. No cobertor curto, as dificuldades acabam se agigantando, ao mesmo tempo em que não se conta mais com estadistas da estatura do passado.

Há uma evidente fragmentação das diversas correntes de pensamento em todo o mundo, mas os jovens costumam ser criativos para enfrentar as dificuldades num clima adverso. Os obstáculos costumam servir como desafios para os mais jovens, enquanto os mais idosos não contam mais com as criatividades e disposições indispensáveis. Desde que os acertos dos jovens sejam maiores que os possíveis erros que serão cometidos, o saldo pode ajudar a humanidade, que está necessitando de ações animadoras.

imageNada aparenta ser fácil de ser executado, mas a humanidade já enfrentou problemas semelhantes no passado, talvez até mais complexos. Mesmo que se necessite de um pouco de paciência e tempo, as novas tecnologias que estão sendo usadas aumentaram a velocidade da possibilidade de sua execução, com a disseminação rápida das boas ideias que podem começar a ser usadas até em localidades não tradicionais.

O pequeno Vietnã enfrentou as maiores potências militares do mundo e continua acelerando seu desenvolvimento

Quando se observam casos como do pequeno Vietnã, o que não seria imaginável acaba acontecendo com a forte determinação do seu povo. Eles derrotaram os franceses, os norte-americanos nos conflitos armados, com os vietcongues usando armas de bambu, e não deixam que os chineses interfiram em seus assuntos internos. No pouco espaço com que contam em seu país, já se tornaram a segunda produtora e exportadora de café no mundo, e algo parecido começa acontecer com o kiwi e a lichia, que conta com demanda no exterior.

O Brasil, que conta com vastos recursos naturais, uma população miscigenada que recebeu contribuições de todo o mundo e acesso às tecnologias mais avançadas tem todas as condições para voltar a crescer de forma vigorosa. Mas não pode contar com políticos que só pensam nos benefícios para si e seus grupos, gastando em custeio mais do que produzem.

Parece indispensável que haja um mínimo de um plano consensual envolvendo seus empresários, trabalhadores e autoridades, contando com a ajuda externa, dando prioridade para o relacionamento externo. Cabe aos que estão no atual governo acordar, restringindo suas declarações populistas e nacionalistas que mais irritam os que nos desejam ajudar do exterior. O exagero nas colocações de cunho religioso já conduziram muitos países para situações difíceis, pois acabam sendo dogmáticos, não facilitando os entendimentos com os que pensam de formas diferentes. A redução da vaidade parece indispensável. Há que se respeitar a diversidade, com um mínimo de disciplina, sendo que o trabalho persistente acaba sendo relevante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: