Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Japão e Sua População Mais Idosa no Mundo

16 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Um artigo elaborado pela agência noticiosa japonesa Kyodo e publicada em muitos jornais japoneses informa que, no ano de 2018, 28,4% da população tinha mais de 65 anos, ou seja, 35,88 milhões e eles constituíam 12,9% da força de trabalho do Japão. Eles são os mais idosos no mundo, tendência que parece continuar a se acentuar nos próximos anos e já vem ocorrendo nos últimos 15 anos de forma consecutiva.

image

Em 2018, 28,4% da população japonesa tinha mais de 65 anos, sendo considerada a mais idosa no mundo

Os idosos japoneses representam 12,9% da força de trabalho daquele país, ainda que as autoridades japonesas procurem criar condições para receber do exterior trabalhador mais jovem, principalmente do Sudeste Asiático, mas também da América Latina. Em muitas atividades, há insuficiência para atender parte destes idosos, muitos que já dependem da assistência de outros para suas necessidades básicas.

No Japão, os idosos continuam trabalhando em diversos setores, sendo destacado na venda de atacado e varejo, sendo seguido pela agricultura e floresta.

O percentual de idosos na população é seguido pela Itália, que tem 23%, e por Portugal, com 22,4%. Eu estava enganado quando pensava que eram os países escandinavos que apresentavam altos percentuais. No Japão, os com mais de 90 anos chegam a 2,31 milhões e os centenários 71 mil. Estes dados foram levantados pelo National Institute of Population and Social Security Reserch do Japão.

Segundo estimativa do Persol Research and Consulting, da Universidade de Chuo, em 2030 o Japão terá a carência de 6,44 milhões de trabalhadores. Os custos de seguro social dos idosos continuam se elevando. O governo incentiva as empresas a contratarem idosos de mais de 70 anos, estimulando os aposentados a conseguirem novos empregos, atividades próprias independentes e trabalharem como freelancers.

O que parece importante é que estes idosos japoneses contem com qualidade de vida. Tenho alguns amigos que já chegaram a mais de 90 anos no Japão, praticam esportes de forma regular, inclusive em competições internacionais, e estão preparados para chegar, no mínimo, a cem anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: