Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Japão Para os Japoneses

21 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que o Japão seja extremante atraente para os turistas estrangeiros com as suas impressionantes floradas das cerejeiras, para o espírito dos japoneses, que costuma ser bastante nostálgico, o outono é mais atraente, notadamente nas suas montanhas, quando as florestas apresentam os coloridos de suas folhas. Também a culinária conta com produtos mais elaborados, preparando-se para o longo inverno, que costuma ser mais rigoroso em algumas regiões.

clip_image002

Foto constante num artigo publicado no Japan Times

Os visitantes estrangeiros que desejarem captar os sentimentos mais autênticos dos japoneses devem visitar as suas montanhas no outono. Além dos passeios que permitem observar panoramas deslumbrantes, os muitos estabelecimentos onde são oferecidos lanches ou até refeições completas apresentam produtos que ainda não sofreram influências internacionais, mas se modernizaram, acentuando o sabor suave, sem muito sal, açúcar ou gordura, extremante saudável para os seres humanos que hoje vivem nas grandes metrópoles.

Também em muitos lugares é possível ouvir o dialeto local da população estável, onde se observa que os relacionamentos pessoais são importantes, não se tratando de preocupações econômicas ou comerciais. Ela pergunta reciprocamente sobre a saúde dos interlocutores, bem como os seus familiares. É o que há de mais humano, sendo irrelevante se são ricos ou pobres, cultos ou passaram por faculdades importantes. O que interessa, de forma simples, são as pessoas, conhecidas há longo tempo.

Estes dialetos locais parecem ser cantados, transmitindo uma sensação que não se encontra mais nas grandes metrópoles ou no exterior. Sente-se que estão preocupados entre eles. Alguns, até os mais jovens, saturados da vida urbana voltam-se novamente aos seus avós, que ficaram praticando uma agricultura familiar, onde a qualidade é sempre aperfeiçoada, sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos, e ainda guarda os sabores autênticos do passado. Um pouco de nostalgia faz-nos lembrar de que são partes de nossos ascendentes e continuarão com os nossos descendentes, mantendo o que há de melhor no Japão.

Apreciar um bom chá e algumas guloseimas japonesas simples faz voltar à memória as lembranças da nossa infância e dos que participaram dela. Quem não vai se lembrar da professora que nos ensinou as primeiras letras, o mínimo de aritmética e os muitos contos que fazem parte de uma cultura tradicional. Produtos eletrônicos e jogos atuais não fazem parte deste quadro, talvez um simples pião ou uma boneca de pano das meninas.

É possível que já estejamos nos tornando idosos, mas é sempre confortante saber que outros também guardam a lembrança do passado, onde as nossas terras natais tinham belezas simples que ainda deixam traços importantes nas nossas memórias. O Japão destaca-se por oferecer em muitos lugares no meio rural oportunidade para estas recordações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: