Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Relatório Especial do Washington Post Sobre o Aquecimento

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um longo relatório especial foi preparado por Chris Mooney e John Muyskens e divulgado pelo Washington Post com dados de longo prazo. Eles indicam que há um sensível aumento do aquecimento global de forma acelerada, que começam dizimando as conchas como nas praias do Uruguai, na fronteira com o Brasil. Este aquecimento mundial era de 2ºC sobre os dados do século passado e já passou a 3º C no centro da região estudada, duas vezes maior que este país vizinho do Brasil.

image

Foram comparadas as médias dos últimos cinco anos, com os dados disponíveis em torno de 1.800. Gráfico constante do artigo no Washington Post, que vale a pena ser lido na íntegra

Isto que está ocorrendo no Atlântico Sul se repete, segundo os cientistas e os jornalistas no Atlântico Norte, no Pacífico Norte, no Pacífico Sul e no Oceano Índico. Os dados comparam as mudanças de temperatura do período 2014-2018, com os disponíveis para 1880-1899, tendo como fonte os dados do Berkeley Earth. Observou-se que há uma tendência para se espalhar este fenômeno pelo mundo.

image

Gráfico muito expressivo, constante do artigo no Washington Post

Observa-se uma acentuada tendência de aceleração do aquecimento a partir do entorno de 1980. Ele está ocorrendo no Oriente Médio, alterando as florestas e os lagos nos Estados Unidos, transformando a Sibéria no verão. Em 2017, houve um aquecimento recorde causando a morte em massa dos peixes e das algas na região de Montevidéu. Como a região é relativamente pequena e definida, tudo indica que os estudos foram concentrados nesta área. Os períodos considerados na época pré-industrial são longos para se evitar efeitos que possam ser considerados não científicos ou acidentais.

Os jornalistas e os pesquisadores concentram suas atenções sobre a região em torno do Uruguai, obtendo-se informações significativas notadamente do efeito deste aquecimento sobre as conchas que eram abundantes nas praias da região.

image

O pico de aquecimento em 2017 na região de Montevidéu

image

A morte massiva de conchas na Argentina, 1995

Muitos outros dados interessantes constam deste Relatório Especial do Washington Post, que podem ser verificados diretamente no site daquele jornal norte-americano, de elevada credibilidade. Ele está no: https://www.washingtonpost.com/graphics/2019/national/climate-environment/climate-change-world/.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: