Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Força da Natureza até no Japão

14 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O que aconteceu nos últimos dias no Japão mostra que, apesar de todos os esforços humanos, a natureza acaba sendo mais forte que os homens, causando grandes prejuízos com vidas e também danos materiais. Mesmo com avisos prévios do que aconteceria e uma Defesa Civil invejável como dos japoneses, não se pode enfrentar estes desastres sem grandes imagedanos, como no caso do atual tufão Hagihis. Isto deixa os seres humanos mais modestos, sabendo de suas limitações para enfrentar os problemas da natureza que estão aumentando.

Foto publicado no Japan Today, mostrando as inundações e os danos causados a uma estrada

Muitos entendem que estas irregularidades climáticas estão aumentando em decorrência do aquecimento global para a qual a humanidade não está dando a devida atenção. Os dados da evolução deste tufão permitiam projeções que ele se aproximaria da costa japonesa, causando muitas chuvas que costumam ocorrer nos seus arredores, inclusive sobre uma distância de cerca de 500 quilômetros da projeção do seu trajeto. O tufão atingiu parte da península japonesa, mas seus efeitos se estenderam praticamente por todo o seu território. Já proporcionando hoje um sol escaldante, depois de ter ultrapassado as áreas ao norte do Japão. As estimativas das precipitações intensas, antecipadas por ventos fortes, ocorreram com alguns dias de antecedências, mas nem todos que se prepararam para enfrentá-las, pois não esperavam uma intensidade que foi rara naquele país, acompanhado de um pequeno terremoto.

As atuais informações dão conta de dezenas de vitimas fatais, muitos desaparecidos e milhões de habitantes que foram prejudicados pelas inundações. Todos sabem que a Defesa Civil do Japão está imageentre as mais preparadas no mundo, mas não conseguiram minimizar os pesados prejuízos, com muitas mortes. Como sempre, muitos idosos foram atingidos e alguns deslizamentos foram observados. Os danos sobre a infraestrutura superaram os previstos, provocando também uma paralisação preventiva como o sistema de Shinkansen em todo o país.

Praticamente todo o sistema de Shinkanse, com os trens rápidos que cruzam todo o Japão, foi paralisado preventivamente

Tudo indica que se esta inundação tivesse ocorrido em outro país asiático, seus efeitos danosos seriam mais elevados, quanto mais em outros continentes. Também em outras partes do mundo, as irregularidades climáticas tendem a provocar desastres de grande monta, exigindo-se que medidas preventivas sejam tomadas, absorvendo parte do que está sendo feito no Japão.

No caso brasileiro, o lamentável derrame de petróleo por todas as praias nordestinas ainda não conta com um diagnóstico adequado, depois de quase dois meses do seu início. Os satélites da NASA sobrevoam quatro vezes por dia a mesma região e tudo indica que as autoridades brasileiras não estão adequadamente entrosadas com elas, sabendo o que vem ocorrendo com os milhares de navios que transitam pela região. Se estes mecanismos que permitem a antecipação das informações não forem adequadamente utilizados, o Brasil continuará sujeito a pesados prejuízos desnecessários.

Os brasileiros, principalmente suas autoridades, necessitam tomar as medidas que aproveitem o que há de avançado nos outros países, para minimizar os efeitos destes desastres, alguns inevitáveis. Parece indispensável que se faça tudo que for possível, principalmente para evitar seus efeitos sobre as populações mais pobres.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: