Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Oyakodon Tradicional no Japão há 200 Anos

8 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Um artigo do Casey Baseel, do SoraNews24, foi publicado no Japan Today informando que o estabelecimento que criou o oyakodon há 200 anos continua servindo-o. Oyakodon é uma palavra que nasceu da combinação de três da língua japonesa, oya – que significa pais, ko que clip_image002significa filho e don que é uma abreviação de domburi, que seria uma tigela de arroz. Este tipo de tradição, evidentemente, só pode ser encontrado num país que tem uma longa história de sua culinária, mesmo as mais simples.

Foto do oyakodon constante do artigo no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra

Este tipo de prato japonês é encontrado com facilidade nos cardápios de muitos restaurantes, mostrando que muitos clientes apreciam esta combinação simples. Uma tigela de arroz (domburi), que recebe pedaços de frango (pais) junto com ovos (filhos) como um tipo de omelete, podendo ser acompanhada por um chá japonês, um caldo de frango e alguns legumes que combinem quando mergulhado num simples ovo. Alguns podem ser tipos de picles japoneses, com ligeira acidez. Evidentemente, os molhos que são usados pelos diversos estabelecimentos podem apresentar pequenas variações, mas importantes.

Uma refeição ligeira de oyakodon pode ser encontrada por cerca de US$ 10 em lugares comuns, mas podem chegar a US$ 30, dependendo do estabelecimento e sua fama. O artigo informa que o restaurante mais tradicional é o de Tóquio, de nome Tamahide, que teria sido instalado em torno de 1760 na dinastia Tokugawa, e que é administrado por gerações de seus proprietários. O prato teria sido criado em 1891, na era Meiji, e tem o nome “Gokui”, sendo acompanhado por um chá e um caldo de frango.

Todos que apreciam a gastronomia sabem que são os platôs mais simples que apresentam detalhes que os diferenciam, que vão desde os tipos de frangos utilizados, seus ovos e principalmente os molhos utilizados pelos chefs. A aparência pode ser semelhante, mas os sabores acabam apresentando importantes diferenças.

Em São Paulo encontram-se muitos oyakodons, mas não chegam a serem sofisticados, ficando entre os mais comuns, pois o mercado local ainda não conta com clientes muito exigentes. Mas costumam ser aceitáveis, principalmente para os chefs que trabalharam alguns anos no Japão, que acabaram apurando suas técnicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: