Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupantes Deficiências na Defesa da Costa Brasileira

11 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Chocantes problemas estão deixando os brasileiros e outros analistas preocupados com a preservação da ecologia brasileira. Ficou nua a deficiência no seu rápido diagnóstico da situação e a tomada de medidas para neutralizar parte dos danos no litoral do Nordeste brasileiro. É um quadro desesperador. Ainda que a região esteja sendo sobrevoada por diversos satélites de muitos países, sabe-se os navios que por lá transitam e conhece-se as tendências das correntes marítimas na região, a demora na detecção da causa precisa dos problemas e a tomada de medidas eficientes para minorar as dificuldades deixam muitos analistas totalmente perplexos. Se houver um grave problema nas plataformas que se localizam no pré-sal brasileiro, os prejuízos podem ser mais elevados, astronômicos, bem imageacima do atual derrame do petróleo na costa nordestina do Brasil que já é extremamente grave. Este que está sendo considerado o mais monstruoso desastre do tipo no país não conta nem com a detecção clara das suas causas, e que medidas estão sendo tomadas pelos responsáveis pelo meio ambiente do país.

Uma foto chocante do atual derrame de petróleo nas praias do Nordeste brasileiro

Numa outra matéria que se relaciona com a queimada nas florestas brasileira, a NASA informa que conseguem quatro fotos por dia da mesma localidade, obtidas como se estivessem a 500 metros do solo, permitindo saber se estão ocorrendo reflorestamentos ou aproveitamentos intensivos das terras para uma agricultura avançada, não somente no Brasil como em todo o mundo, dentro de um sistema denominado MODIS. Isto permite supor que, também sobre a costa brasileira, ela conta com as informações indispensáveis, não se podendo imaginar que as autoridades brasileiras não saibam disto.

As imprecisões das informações fornecidas pelas autoridades, supondo que houve uma transferência de petróleo venezuelano de um navio para outro que teria provocado o vazamento, não é aceitável. Não parece algo normal, acabando dando a impressão que está ocorrendo outros problemas que as autoridades brasileiras não desejam que sejam divulgados. A imprensa e a oposição acabarão descobrindo estes detalhes, criando mais problemas para o governo. Outra hipótese é que as atuais autoridades brasileiras não conseguem uma colaboração das autoridades norte-americanas, para ter acesso às informações que a NASA possivelmente tem, que também é muito fraca.

Isto está ocorrendo às vésperas de novas licitações das áreas de exploração de petróleo no pré-sal brasileiro. Se a desorganização atual do governo brasileiro chega a ponto de não permitir saber rapidamente o que de fato está ocorrendo, os ágios destas licitações tendem a serem baixas. Na atual confusão que o Brasil está passando, todas as hipóteses acabam sendo possíveis, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: