Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Assustador Sistema Logístico da JD do Grupo Alibabá com 5G

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A China continua impressionando o mundo com o uso das melhores tecnologias, agora para o sistema logístico para o Dia do Solteiro, 11/11 onze de novembro. Sob o comando de Jack Ma, do Grupo Alibabá, chega-se a qualquer ponto da China, sendo 90% em menos de 24 horas, clip_image002usando o ar, os rios, até com drones. Os restantes 10% no dia seguinte. O sistema montado tem capacidade para entregar 50 bilhões de pacotes por ano, usando o que há de mais avançado no 5G do mundo. Farc Feifei, de Beijing, e He Wei, de Shanghai, escreveram sobre o assunto no China Daily.

Jack Ma, fundador da Alibabá, numa foto com uma funcionária do sistema logístico em Cainiao Post, em Hangzhou, na provincial de Zhejiang, China, onde está o comando do sistema logístico do Grupo, que utiliza as tecnologias mais avançadas do 5G

O Grupo Alibabá tem na China o núcleo básico de suas atividades que se espalha por todo o mundo. Tira proveito dos avanços tecnológicos do 5G e criou o sistema logístico que permite que se entregue nada menos do que 50 bilhões de pacotes num ano, algo pouco imaginável no resto do mundo. Ele tira o máximo da escala que já atingiu, tendo a China como território principal de suas atividades. O Dia do Solteiro, ainda pouco conhecido no Brasil, faz com que todos os que não estão casados presenteiem outros amigos e amigas, com algum objeto que está num pacote. Começaram pelas grandes cidades e agora atingem todo aquele gigantesco país, contando com a subsidiária JD Logistics que conta com nada menos de 600 armazéns, ocupando milhões de metros quadrados, entregando todas as encomendas em menos de 24 horas. No ano passado, o sistema ainda dava prejuízo, mas este ano já atingiu o break even, ou seja, as receitas superam os custos.

Este tipo de varejo que utiliza o e-commerce capacita a JD Logistics a operar qualquer tipo de pacote dos produtos vendidos, inclusive com congelados e dos mais variados tamanhos. Todo o conhecimento de G5 é utilizado para não haver congestionamentos, quer nos aviões, barcos, caminhões e até drones utilizados. Qualquer anormalidade em todo o sistema é imediatamente corrigida. O Grupo Alibabá aprecia desafios e já promoveu a entrega de produtos do mar vivos para os seus consumidores. Também entrega os pacotes vendidos por outras empresas.

As tecnologias de ponta utilizadas vão desde a inteligência artificial, a manipulação de Big Data e até a robótica. O drone está sendo utilizado em Jiangsu e nas Universidades de Renmin, Tsinghua e Zheiang se utiliza o robô.

O sistema conta com 100 mil pontos de coleta, pois atendem também as vendas efetuadas por outras empresas. O grupo enfatiza que contribui para a despoluição, pois até os papéis utilizados nos pacotes são recicláveis, sendo que está planejando a eliminação dos papéis nos pacotes.

Tudo indica que o grupo Alibabá será o precursor de preocupações destas naturezas na entrega de produtos do e-commerce no mundo. Espera-se que tais avanços cheguem também no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: