Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Força da Tradição na Culinária

28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Gastronomia | Tags: , ,

Ainda que seja admissível a força da tradição como o uso do peru nos Estados Unidos, que é uma carne que não pode ser considerada nobre e exige o uso de muitos molhos na tentativa de melhorar o seu sabor, para comemorar o Dia de Ação de Graças. Outros países que clip_image002apresentam limitações, como na China e no Japão, a necessidade obrigou a contar com maior criatividade e no Brasil a biodiversidade disponível permite uma culinária mais rica.

A pobre carne de peru, cujo sabor precisa ser melhorado com o uso de muitos molhos, no Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, mas, mesmo assim, não é um prato de destaque na culinária

Mesmo depois de muitos séculos de uso nos Estados Unidos, não se encontrou uma forma da carne de peru se tornar uma iguaria, pois de uma base pobre é sempre difícil efetuar-se o milagre de se obter uma que atraia os comensais. É evidente que outras aves como o pato apresentam carnes de mais rico sabor e mesmo que as galinhas tenham sofrido aperfeiçoamentos tecnológicos, não se pode dizer ainda que é uma ave de grande destaque. Nem se compara a outras aves mais raras, como o faisão, que necessita chegar a um ponto próximo da deterioração, dada à dureza de sua carne, mais saborosa.

O Brasil possui uma rica biodiversidade, sendo que mesmo os indígenas, antes da chegada dos europeus, já contavam com carnes de variados tipos de sabores mais acentuados, que, adequadamente trabalhados, proporcionam iguarias que podem ser apreciadas em todo o mundo.

A imprensa japonesa vem destacando recentemente o uso de variados tipos de mandioca para serem servidos com carnes, que, com muita criatividade, podem servir de molhos ou ingredientes, proporcionando novas variedades de pratos. Muitos outros produtos, como as muitas frutas brasileiras, podem seguir por caminhos parecidos.

Mesmo assim, sempre é difícil fazer com que a carne de peru venha se tornar atraente para muitos que apreciam uma boa refeição. No passado, mesmo aqui no Brasil, no Natal se utilizava o peru quando não se dispunha de muitas outras opções, mas hoje é muito raro que isto aconteça.

Na China, que tem uma culinária muito apreciada em todo o mundo, conta com uma riqueza ampla de variedades, que dependem de suas muitas regiões. O pato de Pequim, por exemplo, apresenta uma forma muito elaborada para sua apreciação adequada. O pobre peru não conta com muitas chances para a sua melhora.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: