Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Imperdível Livro Sobre o Ceramista Akinori Nakatani

2 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , , ,

imageEntre os artistas japoneses residentes no Brasil que obtiveram uma sólida formação em cerâmica, como na tradicional antiga capital do Japão, Kyoto, destaca-se Akinori Nakatani, que chegou a este país em 1974, onde se estabeleceu. Outra formada no Japão foi Shoko Suzuki, que chegou ao Brasil em 1962. Até então, o que se conhecia neste país era a chamada cerâmica de baixa temperatura, pois os atuais quase sempre utilizam o forno chamado noborigama, que atinge temperaturas acima de 800 graus, que passou a ser conhecido no Ocidente, com queima que dura mais de um dia e uma noite, alimentado por lenha.

Foto do ceramista Akinori Nakatani, constante do seu livro

Nakatani se destaca pelos seus trabalhos que são esculturas e ele sofreu a influência dos povos andinos que conheceu nas suas viagens, onde muitas cerâmicas são destinadas a finalidades religiosas. Outras atividades culturais também são do seu interesse, a ponto de conseguir restaurar a Casa do Chá, em Mogi das Cruzes. Modesto, ele não se vangloria de premiações internacionais como quando obteve a Medalha de Presidente da República da Itália, em 1980, a mais importante na exposição internacional em Faenza, considerada a mais relevante em cerâmica no mundo.

image

                              Um tipo de cerâmica apresentado em Faenza, Itália, em 1980

O livro decorreu de um projeto do Casarão do Chá, que, além do suporte do governo do Estado de São Paulo, contou com o patrocínio de algumas empresas, principalmente da região de Mogi das Cruzes. A impressão gráfica ficou por conta da Ipsis Gráfica Editora, com muitas fotos tiradas pelo próprio ceramista.

Nakatani, na medida de sua disponibilidade, recomprou muitas das suas obras para organizar um importante acervo que será exposto para o público no Casarão do Chá, que, com a ajuda da municipalidade, tende a se tornar um espaço cultural de grande importância, atendendo ao público que se interessa por estes trabalhos.

Quando Nakatani chegou ao Brasil estava bastante influenciado pelas culturas dos povos andinos e muitos dos seus trabalhos refletem esta realidade.

imageimageimage

Fotos dos objetos de cerâmica de alta temperatura de Akinori Nakatani com influências das culturas andinas, das regiões por onde ele viajou por anos

Nakatani influenciou toda a sua família para os trabalhos relacionados com a cerâmica de alta qualidade, bem como atividades culturais como a restauração da Casa do Chá, em Mogi das Cruzes. Sua esposa e seus filhos o ajudaram nestas tarefas, começando pela construção de sua própria casa, incluindo as dependências para a produção das cerâmicas e venda destes produtos, chegando à atual administração da Casa do Chá, enfrentando dificuldades de toda ordem, algumas administrativas como políticas.

A Casa do Chá foi construída no passado utilizando uma técnica japonesa que não utilizou nenhum prego, mas encaixes das madeiras. Encontrava-se totalmente abandonada quando Nakatani se empenhou pessoalmente na sua restauração, voltado a sua forma original.

image

Foto atual da Casa do Chá totalmente reconstruída por Akinori Nakatani

Agora este importante patrimônio da cultura da imigração japonesa será utilizado para exposições e ensino, inclusive de cerâmicas de alta temperatura, preservando o que não se consegue nem nas tradicionais entidades representativas da comunidade nipo-brasileira em São Paulo.

A leitura cuidadosa deste novo livro pode ajudar a muitos. Um artista de cerâmica é acima de tudo um intelectual importante, interessando-se por outros aspectos culturais, com uma ampla visão humanística.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: