Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologias 5G Aumentam Dúvidas nas Previsões Climáticas

24 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Ciência, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os novos avanços dos conhecimentos científicos atribuídos ao uso das novas tecnologias chamadas de 5G, informam que as dúvidas sobre as melhores previsões atualmente disponíveis podem conter maiores imprecisões. É o que consta do artigo publicado por Andrew Freedman no Washington Post, confirmando o que muitos desconfiavam.

clip_image002

Fotografia de um cyclone no Golfo do Alaska em 12 de novembro último, constante do artigo publicado no site do Washington Post, que vale a pena ser lido na íntegra

Os avanços dos conhecimentos tecnológicos estão ocorrendo em todos os setores e muitos que já desconfiavam sobre as fortes limitações das previsões atmosféricas em todo o mundo ganharam novos argumentos, mesmo os que são efetuados com a coordenação do World Meterological Organization, onde as agências dos Estados Unidos desempenham um papel relevante. Ainda que existam espaços para melhoramentos, os disponíveis já ajudam muitos países que necessitam destas informações.

Realizou-se há poucos dias uma reunião internacional no Egito para discutir o assunto. Os estudos anteriores efetuados pela National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA, NASA e pela Marinha dos Estados Unidos sofriam interferências nas operações em 24 gigahertz, quando os satélites passavam pela região polar, o que lhes davam limitações nas confianças a elas depositadas. Algumas sofriam perdas superiores a 77% nos dados transmitidos, que passavam pela área.

As agências norte-americanas e europeias estão procurando formas para superar estas dificuldades com uso dos conhecimentos de 5G no setor. Elas decidiram dar prioridade para estes novos trabalhos, ainda que existam resistências para mudanças, o que está sendo reportado pelo respeitável Nature News. Também estão sendo considerados usos da Inteligência Artificial para estes aperfeiçoamentos. As dificuldades residem na comparação com os dados do passado, de longa série.

Ha preocupações que mudanças possam provocar pioras do que aperfeiçoamentos, mostrando quão complexo é o problema, exigindo a colaboração de todos os países que utilizam estes dados, pois estes aperfeiçoamentos são custosos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: