Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importantes Mudanças que Estão Ocorrendo no Mundo

11 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Há que se admitir que existam mudanças nas lideranças mundiais, quando o Irã admite a possibilidade de ter ocorrido um erro que abateu um avião ucraniano. Os chineses atribuem prêmios para dez cientistas estrangeiros. E os Estados Unidos continuam insistindo em sanções econômicas adicionais sobre o Irã.

clip_image002

A China condecora 10 cientistas internacionais pelas contribuições que deram para o avanço das pesquisas no mundo

Os países realmente importantes no mundo atual não precisam se prender a picuinhas que procuram punir outros países, como se continuassem donos do mundo. Os Estados Unidos, com o atual presidente Donald Trump, parece estar se tornando um país do terceiro mundo ao punir o Irã com sanções econômicas adicionais, possivelmente pensando em seus interesses eleitorais. Enquanto a China reconhece a importância mundial das contribuições de muitos cientistas internacionais e o Irã tem a humildade de admitir a possibilidade de um erro ter causado o desastre com um avião civil da Ucrânia. No fundo, ninguém é mais o único dono da verdade e há necessidade de se retomar as cooperações internacionais.

A China concedeu a dez cientistas estrangeiros o seu 2019 International Science and Technology Cooperation Award. São eles: Atta-ur-Rahman, do Paquistão, químico orgânico; Frank Leroy Lewes, dos Estados Unidos, engenheiro elétrico; Herbert Mang, da Áustria, engenheiro civil; Markku Tapio Kulmala, da Finlândia, meteorogista; Martyn Polikoff, do Reino Unido, químico do verde; Nils Christian Stenseth, da Noruega, biologista evolucionário; Raymond Charles Stevens, dos Estados Unidos, biologista estrutural; Robert Graham Cooks, dos Estados Unidos, químico; Roberto Battiston, da Itália, físico experimental; e Vladislaw Panchenko, da Rússia, físico de laser.

Os chineses, que estão investindo muito em pesquisas, admitem que sem a cooperação internacional não há um verdadeiro avanço nos novos conhecimentos científicos que acabam resultando em novas tecnologias. O que parece que os Estados Unidos e o Brasil estão esquecendo.

Muitos países admitiram a possibilidade de um avião da Ucrânia ter sido abatido por engano por um foguete iraniano. Eles também estão admitindo esta possibilidade, solicitando ajuda internacional para exame do que restou dos aparelhos que contam com os registros do que teria acontecido.

O mundo já tem muitos problemas a serem enfrentados, não necessitando que interesses eleitorais de um país venham a adicionar outros problemas. As necessidades de avanços tecnológicos que proporcionem condições para a melhoria do padrão de vida no mundo já são gigantescos e exigem intercâmbios internacionais, sem o que os países tendem a ficar isolados.

Ainda que o que esteja acontecendo seja somente uma demonstração simbólica, ela é importante para retomar a globalização que veio melhorando a economia mundial nas últimas décadas. Todos reconhecem que o recente surto das pesquisas na China ocorre pelos estudos que milhões de chineses efetuaram no exterior, notadamente nos Estados Unidos. Hoje, até muitos cientistas internacionais procuram usar os avanços ocorridos na China para acelerar seus trabalhos. Não importa de que nacionalidade eles sejam, pois os benefícios de seus trabalhos serão universais.

O pragmatismo brasileiro parece que está se ajustando a este novo cenário e os Estados Unidos, que ainda continuam importantes, não podem limitar suas possibilidades, isolando-se do resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: