Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Petiscos Japoneses Que São Acessíveis Até no Brasil

11 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Seção: Alimentação, Editoriais e Notícias Tags:

clip_image002Um interessante artigo preparado pelo Savvy Tokyo foi publicado no Japan Today, informando sobre os saudáveis petiscos japoneses que agradam até as crianças, alguns facilmente obtidos no Brasil.

Edamame, uma soja fresca, que pode ser fervida somente com água e um pouco de sal

Este produto é rico em proteína, com muita fibra e pouco carboidrato e pode ser facilmente obtido até no Brasil. Os adultos os acompanham com bebidas, mas as crianças simplesmente podem apreciar seus grãos, somente retirando suas cascas.

Pequenos peixes secos, que são normalmente utilizados para a extração de molhos, também podem ser apreciados até pelas crianças, alguns enriquecidos com outros sabores. São ricos em cálcio e clip_image004pode ser até de pequenas sardinhas. Os mais sofisticados encontrados no Japão chegam a incluir algumas amêndoas.

Os mais simples encontrados no Brasil podem ser somente de pequenos peixes secos, que servem também para enriquecer ótimos caldos

clip_image006Também são recomendados simples grãos de soja que podem ser enriquecidos com outros sabores, sendo somente torrados.

Conhecidos no Japão como iri-daizu, os grãos de soja torrados e enriquecidos com um pouco de molho de soja (levemente salgado) ou até com molhos suavemente azedos. Versões simples podem ser facilmente obtidas no Brasil

Os japoneses costumam usar muitos produtos obtidos no mar, como algas, pelo seu país ser um arquipélago. Alguns mais simples, como o conhecido como nori, são usados para diversas clip_image008finalidades, como a produção de sushis, mas podem ser simplesmente apreciados de forma isolada. Meus netos apreciam comê-los simplesmente, sem nenhum outro ingrediente adicional.

Nori, alga muito utilizada nos sushis, mas que podem ser apreciados isoladamente, sendo extremamente saudáveis.

clip_image010Outros tipos de algas também são muito utilizados pelos japoneses, tanto para a produção de caldos para diversas finalidades, mas também para consumo isolado.

A alga conhecida como kombu, que é basicamente para a extração de molhos, também pode ser apreciada isoladamente. Geram o sabor conhecido como umami

clip_image012Também uma alga conhecida como wakame tem finalidades parecidas, podendo ser usada até i soladamente. Suas versões mais simples estão disponíveis no Brasil, principalmente nas lojas do bairro da Liberdade.

O wakame é também uma alga muito utilizada pelos japoneses

A batata doce japonesa, também disponível no Brasil, vem sendo utilizada no Japão desde o ano clip_image0141600. Rica em fibras, os japoneses recomendam que sejam apreciadas com suas cascas, sendo muito consumidas grelhadas, na forma conhecida como yaki imo.

A batata doce japonesa que substituiu o arroz no passado contém antioxidantes e é rica em vitamina C e outros minerais.

Outro produto japonês, pouco apreciado no Brasil, onde também está disponível, é a massa conhecida como konnyaku. Não contém calorias e é considerado saudável, ajudando na digestão. clip_image016Não tem um sabor forte e normalmente é usado em cozidos que incluem outros produtos.

Konnyaku é um produto saudável, sem sabor forte, mas muito utilizado em cozidos incluindo outros ingredientes, também disponível no Brasil

Tudo indica que esta ampla disponibilidade de produtos alimentícios saudáveis originários do Japão justificam a ampla popularidade que a culinária japonesa tenha conquistado no mundo e seus preços costumam ser razoáveis. Bom apetite.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: