Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Virada de Ano Com Alguns Destaques

1 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

As viradas dos anos têm sido protocolares, com os balanços dos anos que se esgotaram e as esperanças de mudanças nos novos, as notícias das comemorações com fogos que costumam começar na Austrália e terminam nas Américas. Neste ano, algumas notícias mais interessantes parecem chamar as atenções de todos e, no Brasil, a entrevista de Gilberto Dimenstein dando sua nova visão do mundo diante do câncer que está enfrentando, a fuga de clip_image002Carlos Ghosn do Japão para o Líbano e as elevadas subidas nas bolsas de valores com as tendências de redução dos juros acabam dando um novo panorama pouco usual para esta época do ano.

Gilberto Dimenstein na foto publicada na Folha de S.Paulo, cuja entrevista para a jornalista Ana Estela de Sousa Pinto vale a pena ser lida na íntegra

Todos sabem que Gilberto Dimenstein é um jornalista de renome que sempre procurava as novidades que ainda não estavam ainda sendo veiculadas por outros órgãos da imprensa, um furo como é conhecido no meio em que vivia. Tomando conhecimento de que tinha um câncer agressivo no seu pâncreas, com metástase, está enfrentando uma nova fase na sua vida, renovando os valores que orientaram a sua vida profissional. Ainda que mantenha a sua esperança com as novas curas do câncer que estão sendo divulgadas, no limiar da sua atual vida, descobre que existem coisas de maior importância como a convivência com sua esposa e a companhia do seu neto. O mundo que vivia vai ficando ridículo, segundo sua entrevista. É realmente uma mudança emocionante, e a sua esperança para ajudar a encontrar uma solução para os que contam com problemas como os seus merece o aplauso incondicional de todos.

De outro lado, a imprensa mundial informa sobre a fuga de Carlos Ghosn do Japão para o Líbano, onde também tem a sua nacionalidade, ainda que tenha nascido no Brasil e vivido longo período na França, cujos passaportes também possui. Ele continua alegando que é inocente dos crimes que lhe são atribuídos, sendo perseguido no Japão onde ficou preso por muito tempo e gozava de liberdade parcial, sem poder mesmo conversar com sua esposa nos últimos meses. Este site já noticiou muito sobre o assunto, destacando as diferenças dos procedimentos judiciais entre os diversos países, e clip_image004não se tratava mais do assunto até que houvesse uma decisão importante sobre a questão. Alega-se que no Líbano ele terá um tratamento justo que não encontra no Japão. Haverá inda muita água a rolar sobre o assunto.

Carlos Ghosn fugiu do Japão para o Líbano, notícia que está nos principais jornais do mundo

O mundo passa por um período de grandes mudanças econômicas, com a queda dos juros e uma recessão mundial agravada pela guerra comercial que começou com os Estados Unidos boicotando a China. Como é uma luta insana, as dificuldades se espalharam por todo o mundo e são muitas as tentativas para sanar parte dos problemas criados pelos lamentáveis seres humanos. Vem se agravando a diferença entre os privilegiados e os mais pobres e a queda dos juros está provocando uma fuga para as aplicações em ações, com as bolsas de valores atingindo níveis perigosos, que só beneficiam os especialistas, quando a população em geral fica com riscos que não consegue avaliar de forma adequada.

clip_image006

As Bolsas são mecanismos eficientes para os especialistas que entendem os seus riscos

Tudo indica que existem fortes ajustes que estão ocorrendo em todo o mundo e, nestes períodos de mudanças, os riscos costumam ser elevados, exigindo muito cuidado da parte da população que está adequadamente informada sobre todos os movimentos. O que se espera é que as mudanças provoquem melhorias nas economias mundiais, reduzindo as diferenças entre os privilegiados e os menos favorecidos, que desencadeiam manifestações até violentas.

As melhorias no Brasil e no resto do mundo são demoradas, exigindo paciências da parte dos que assumem riscos. Ganhos elevados costumam ser acompanhados de aumentos dos riscos, acabando por privilegiar poucos que estão melhores informados e dispostos a assumir estes riscos. Alguns podem ganhar, mas, se a economia ainda não está melhorando de forma segura, a contrapartida acaba sendo a perda de muitos outros que simplesmente seguem os entusiasmos que estão sendo induzidos no mercado, até com a ajuda da imprensa.

Não há dúvidas que existem espaços para melhoras, mas elas dependem das pesquisas que elevam a produtividade do trabalho, que costumam demorar demandando muita paciência e tempo. Não existem, lamentavelmente, milagres na economia, ainda que a ajuda do clima geral beneficiem bons projetos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: