Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Limitações da Democracia nos Estados Unidos

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Ainda que cada país escolha o seu sistema político, quando há evidências que o presidente Donald Trump cometeu irregularidades apontadas pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, ha fortes indícios que ele ficará isento de punições no Senado daquele país, onde os clip_image002republicanos possuem nítida maioria. É uma situação no mínimo estranha, mas é o que pode ocorrer num país que é reconhecido como democrático.

O presidente Donald Trump poderá ficar livre das punições por irregularidades cometidas, com os republicanos controlando o Senado dos Estados Unidos

Ainda que seja uma situação que possa ser considerada estranha para observadores internacionais, os norte-americanos escolheram um sistema em que o Senado Federal dos Estados Unidos pode livrar o presidente de punições, pois o Partido Republicado conta com expressiva maioria nesta instituição

Até o importante depoimento de um antigo auxiliar dele, que poderia deixar claro esta situação de irregularidade, foi cancelada. Naquele país, o Senado Federal pode tomar a decisão de livrá-lo de punições, não sendo igual ao do Brasil, onde o Congresso Nacional, composto pelos senadores e deputados federais, poderia autorizar o seu impeachment. Cada país decide o funcionamento do seu sistema político, não havendo nenhuma possibilidade de intervenção externa, mesmo internacional.

Os eleitores, na próxima eleição nos Estados Unidos, poderiam não o reeleger. Mas, como eles são movidos mais pela boa situação econômica em que se encontra aquele país, esta possibilidade aparenta ser quase nula neste momento. Como em qualquer país, os eleitores também são movidos pelas questões que os afetam mais diretamente, com poucos pensando em longo prazo.

Assim, ainda que os Estados Unidos ao longo de sua história tenham se beneficiado de migrantes de diversas origens, hoje, como muitos deles competem com seus empregos, preferem isolar o seu país. Não pensam nos benefícios do mundo, como no passado, mas acham que ainda suas pretensões acabam sendo seguidas por outros, ainda que os avanços tecnológicos como os que veem ocorrendo na Ásia já superem os dos norte-americanos. Também não se preocupam com a deterioração do meio ambiente que já está prejudicando a população, principalmente os mais jovens que estão vendo os problemas que terão que enfrentar durante suas vidas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: