Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Fecha Todas as Escolas até Abril

28 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação, Saúde | Tags: , ,

Uma notícia divulgada por Mari Yamaguchi no Japan Today informa que o governo de Shinzo Abe determinou o fechamento de todas as escolas até abril próximo. No Japão, costuma haver um mês de férias em março, no inicio da primavera local, mas somente as escolas de clip_image002enfermagem poderão funcionar, procurando evitar a propagação do coronavírus naquele país. A medida atinge do pré-primário até as universidades.

Os estudantes japoneses estão utilizando máscaras para se defenderem da propagação do coronavirus, conforme artigo publicado no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra

O governo Shinzo Abe vem sofrendo críticas sobre a sua atuação em diversas frentes, sendo que no caso do coronavírus alguns passageiros estrangeiros que foram deslocados para seus países não tinham sido profundamente examinados nas possibilidades de suas contaminações, como admitido pelo ministro da Saúde.

As medidas agora tomadas atingem 12,8 milhões de estudantes e cerca de 35 mil escolas em todo o país. O governo está anunciando que a proteção dos estudantes é uma elevada prioridade, evitando-se o seu contágio em larga escala.

A medida decorre com oito casos de morte no Japão, principalmente na ilha de Hokkaido, no norte daquele país, onde a situação é mais crítica. Lá existem 54 casos de contaminações confirmadas, que independem dos passageiros dos navios de excursão.

O governo considera que as próximas semanas são críticas e as crianças estão sendo consideradas prioritárias. O Japão conta com cerca de 890 casos contaminação, incluindo 705 dos que foram mantidos em quarentena nos navios de excursão.

O governo de Shinzo Abe tomou a medida geral para o Japão depois que algumas autoridades locais tinham decidido por esta medida preventiva. Para alguns dirigentes destas escolas, a medida era considerada inevitável, ainda que não sejam suficientes, devendo ser complementado por outras medidas preventivas.

Ainda que o Japão esteja muito próximo da China e da Coreia do Sul, onde os problemas são graves, há que se considerar que também na Itália as contaminações foram numerosas, atingindo até um brasileiro que lá se encontrava, e que está se propagando por muitos países europeus vizinhos.

Espera-se que no Brasil não sejam necessárias medidas drásticas, mas as autoridades estão solicitando à Organização Mundial de Saúde que considerem este problema do coronavírus de escala mundial, pois sua propagação é muito rápida em diversos países no mundo, sendo que nem todos têm condições efetivas para o seu controle.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: