Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Organismos Internacionais e Governamentais

25 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Cheguei a interpretar que a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia não seria racional, pois iria contra a tendência da época das vantagens de atuação conjunta. Mas muitos europeus entendiam que a burocracia que se consolidou em Bruxelas era exagerada, tendo elevado custo e não atuando no interesse dos países membros. A atual demora no adiamento clip_image002das Olimpíadas de Tóquio 2020 mostra que tanto o organismo mundial que cuida destes jogos como o governo japonês são evidências destas desagradáveis demoras, tendendo a ignorar os interesses até dos atletas.

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa da coronavírus foi noticiada em todo o mundo, ainda que com demora desnecessária

A nossa experiência pessoal no relacionamento com diversas agências internacionais mostrou que, além das naturais divergências entre os países, muitos funcionários, notadamente diplomatas, somada à remuneração de seus países conseguiam outras adicionais nestes organismos, tendendo a ampliar este quadro de burocratas. A ponto de muitos países se negarem a pagar mesmo o que deveriam, a exemplo de entidades como a UNESCO, que proporcionam poucas vantagens. O pior acontece com organismos como a OMC – Organização Mundial do Comércio que só decidem o que interessa para os países mais poderosos, como os Estados Unidos, implicando em pesados custos com suas gigantescas burocracias.

Até a opinião pública japonesa já indicava que os atuais problemas provocados pela crise do coronavírus não permitiria uma Olimpíada razoável, pois os atletas não tinham nem como manter seus treinamentos e o público não correria o risco de viajar para o Japão. Mas gastou-se meses até a oficialização do seu adiamento, possivelmente por um ano. A entidade mundial alegava tradições de anos e os governantes japoneses estavam preocupados com seus volumosos gastos, que costumam agigantar-se nestes eventos.

Os problemas gerados pela crise do coronavírus estão se revelando acima dos esperados pelos diversos países. Além das lamentáveis mortes, principalmente de idosos, muitos ficaram sem poder se movimentar por longos períodos. Do ponto de vista econômico, está se enfrentando algo parecido com a crise de 1929, havendo muitos que acham que será necessário um novo tipo de Plano Marshall para sanar parte dos problemas, demorando décadas.

Fica até ridículo gastar tempo de muitos e até espaços na imprensa com o problema do adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Lamentavelmente, parece que a racionalidade está cada vez menos utilizada no mundo, com alguns tipos de funcionários públicos pensando em suas vantagens pessoais acima dos coletivos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: