Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sopa de Missô Pode Ajudar na Redução da Pressão Arterial

30 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Quando morei no Japão, em torno de 1985, o dr. Maeda, cuja família é proprietária de um hospital famoso em Tóquio por gerações, afirmava-me que os derivados de soja ajudavam a reduzir o colesterol. Ele dizia que consumindo o camarão, não frito com gorduras saturadas como no Brasil, mas preparado com molhos de soja, não havia problemas até para aqueles que tinham tendência para a pressão alta, como se afirmava entre os brasileiros. Mas é preciso clip_image002atentar que o sal deve estar nos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que é bem mais baixo do que o usual no Brasi.

Sopas de missô, que podem usar o tofu como algas wakame, alguns legumes como cogumelos, muito apreciados pelos japoneses e que contribuem para o controle da pressão alta, notadamente quando consumido no jantar

A refeição básica dos japoneses costuma incluir a sopa de missô, arroz, alguns legumes e, quando possível, um peixe ou outro fruto do mar, com o acompanhamento de picles japonês. O artigo sobre o assunto foi publicado no Yomiuri Shimbun, um dos jornais de maior prestígio no Japão. Informa que de 1951 a 1980 as doenças cardiovasculares eram as mais importantes causas de morte, o que clip_image004acabou provocando uma campanha para a redução do consumo do sal, que começou em torno de 1970, com a preocupação da pressão arterial da população. Hoje, existem no Japão diversos tipos de missô, desde o branco até o mais escuro, todos eles contendo pouco sal. Também o picles japonês, conhecido como tsukemono, contém o mínimo de sal.

Pesquisas sobre o assunto continuam sendo feitas no Japão

Quando se fala pouco sal, isto significa somente 3,8 gramas por dia no missô, sendo recomendado principalmente no jantar, pois os consumidores dormindo posteriormente tendem a eliminar o sal na urina durante a noite. Existem muitos acadêmicos japoneses envolvidos nestas pesquisas, que também envolveram cobaias. Também estão sendo estudados os efeitos para prevenir diabetes e arteriosclerose, além de problemas de pele.

Também estão sendo preparadas “bolas de missô” com outros ingredientes para facilitar seus usos nas cozinhas rápidas. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão persegue para os homens adultos um consumo diário inferior de 7,5 gramas de sal e 6,5 gramas para as mulheres. Estas pesquisas estão sendo efetuadas, pois o consumo de missô das famílias de duas ou mais pessoas era de 11,1 quilogramas em 1985 e caiu para 5,1 quilogramas em 2017, havendo diferenças entre a população urbana e a rural, que efetua mais esforços e está sujeita as condições diferentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: