Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Humildade Para Admitir Que Sabemos Pouco

2 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos economistas, inclusive eu, achavam que as economias de escala tendiam a proporcionar vantagens, mas está se observando que países de pequenas dimensões, como a Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Taiwan, vêm conseguindo resultados mais eficientes na redução dos efeitos deletérios do coronavírus, até o momento. Podem sofrer mudanças, como o que se observa atualmente entre os japoneses. A China anuncia que está ampliando o seu intercâmbio com muitos outros países, fornecendo até pessoal e equipamentos, mesmo tendo seus problemas, possivelmente com intenções geopolíticas. Ao mesmo tempo, diante de elevado número de suspeitos, até países avançados como os Estados Unidos acabam recomendando agora isolamentos de parte de suas populações, no mínimo por um tempo.

Acadêmicos estudiosos de aspectos estatísticos avançados estão admitindo que estivessem imageerrados nas suas conclusões preliminares e estão reformando suas novas proposições, como a eficiência do isolamento de parte de populações. Mas existem poucos, principalmente políticos, que insistem que são donos da verdade, não se dispondo a mudar de opinião.

A crise mundial com o coronavírus está exigindo até dos estudiosos de mentes abertas para novas possibilidades

A Folha de S.Paulo publica um artigo da bióloga brasileira Suzana Herculano-Houzel, formada na UERJ, pós-doutorada na Alemanha e hoje lecionando na Universidade de Vanderbilt (USA), admitindo que estava errada quando comparava a atual crise do coronavírus a “uma gripe”. O presidente Donald Trump, que não considerava necessário o isolamento de parte da população norte-americana, hoje se empenha nas medidas para que os Estados Unidos não se tornem um dos centros mais importantes afetados por esta crise.

A imprensa brasileira noticia que muitos importantes médicos conhecidos estão afetados de forma preocupante com esta nova moléstia. O número de profissionais de medicina de importantes hospitais brasileiros afastados de suas funções é alarmante, superando algumas centenas. E ainda que novos equipamentos como respiradores estratégicos estejam sendo providenciados, inclusive importados da China, eles ainda não são suficientes para atender a todos os suspeitos de contaminações no Brasil.

O governo brasileiro, apesar das posições estranhas do seu presidente da República, toma medidas para que haja um retardo no pico do número de afetados, para que muitos possam ser atendidos nas suas necessidades. O governo se esforça para que as famílias mais frágeis, que moram nas ruas ou favelas, tenham o mínimo para sobreviver, mesmo mantendo-se isolados. Os esforços de grupos voluntários se empenham para que eles tenham o mínimo para se alimentar, mesmo que não tenham as condições mínimas para se manterem protegidos de forma higiênica.

Com todos estes novos problemas, agravados por uma economia já fragilizada como a brasileira, as gigantescas dificuldades a serem superadas deveriam aglutinar a população brasileira, mas existem os que pelos seus interesses políticos evitam somar seus esforços. Espera-se que, com um mínimo de racionalidade, estes problemas possam ser superados, mesmo levando algum tempo. Não podemos ter a pretensão de sermos os únicos certos no mundo.


2 Comentários para “Humildade Para Admitir Que Sabemos Pouco”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 22:28 em 2 de abril de 2020:

    Ótimos artigos sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19).

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:47 em 3 de abril de 2020:

    Carlos Silva,

    Obrigado pelo comentário. Alem das limitações dos nossos conhecimentos, sempre existem os que desejam aumentar a confusão, com informações que não são científicas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: