Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uso de Robô no Combate ao Coronavírus

13 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde, Tecnologia | Tags: , , , , | 10 Comentários »

Existem muitos profissionais que estão sujeitos a riscos elevados no combate à disseminação do coronavírus, como médicos, enfermeiras e outros ligados à saúde. Algumas tarefas mais repetitivas poderiam ser substituídas pelos trabalhos dos robôs, como os mencionados neste artigo de Sérgio Matsura, publicado no site de O Globo. Também outras tarefas, como os de clip_image002limpeza, podem ser mencionados, havendo significativos avanços nos usos de robôs em outras tarefas repetitivas e perigosas.

Foto constante do artigo publicado no site de O Globo, referindo-se ao uso de robô no Hospital Circolo di Varese, Itália, que vale a pena ser lido na íntegra

Todos sabem que os profissionais, como médicos, enfermeiras e outros auxiliares no setor de saúde, estão sujeitos a contaminações com o coronavírus. Muitos deles estão contaminados ou trabalhando estressados com as pressões a que estão sujeitos. Algumas tarefas mais repetitivas e simples poderiam ser substituídas por robôs que estão sendo empregados em muitos serviços em outros setores da atividade humana. Poderia se acrescentar os trabalhos de limpeza tanto dos hospitais como de todos os lixos decorrentes destes estabelecimentos, como outros que envolvem riscos de contaminação. No Japão, existem notícias sobre o emprego destes robôs nos cuidados relacionados aos numerosos idosos daquele país.

Com o problema universal do coronavírus, muitas tecnologias avançadas estão sendo utilizadas para aumento da eficiência dos trabalhos que estão envolvidos, que apanharam muitos dirigentes que não estavam suficientemente preparados para a sua rápida propagação. Os robôs estão entre estes avanços, podendo ser adaptados para parte das necessidades específicas.

Na Itália, mais intensamente colhida por esta crise, muitos profissionais estão se preparando para os lamentáveis longos períodos de cuidados especiais, inclusive suas repetições nas novas ondas possíveis. Na China, a Ubtech adaptou seus robôs corporativos chamados Cruzr e Aimbot que estão clip_image004sendo testados no Third People´s Hospital, em Shenzhen. Eles medem as temperaturas corporais, detectam que não estejam usando máscaras ou não estejam adequadamente trajados para a situação.

Ubtech chinesa está testando o uso de seus robôs nos hospitais da China. Foto constante do artigo publicado no site de O Globo

O artigo publicado no O Globo menciona que muitos destes robôs já eram utilizados nos hotéis e podem ser adaptados para os hospitais. Aqui no Brasil, há muitas notícias de profissionais da saúde que foram afetados e outros estão sobrecarregados, principalmente com as pressões a que estão sujeitos. Aproveitando a disposição chinesa de cooperação com os brasileiros, estas experiências poderiam ser intensificadas, permitindo um intercâmbio no avanço das tecnologias, notadamente no setor de saúde, que apresenta uma ampla variedade de situações, com grandes diferenças regionais.


10 Comentários para “Uso de Robô no Combate ao Coronavírus”

  1. Luiza Meirelles da Cunha
    1  escreveu às 19:13 em 13 de abril de 2020:

    Muito interessante!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:16 em 13 de abril de 2020:

    Cara Luiza Meirelles da Cunha,

    Obrigado pelo comentário. Os robôs estão sendo usados para tarefas difíceis, e devem ser substituir muitos profissionais de saúde, que estão sendo muito afetados.

    Paulo Yokota

  3. Larissa Almeida Gomes
    3  escreveu às 09:10 em 14 de abril de 2020:

    Por favor, continue assim! Excelentes informações sobre a COVID-19!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 09:46 em 14 de abril de 2020:

    Cara Larissa Almeida Gomes,

    Obrigado pelo comentário. Todos nós estamos precisando de notícias mais positivas.

    Paulo Yokota

  5. Karine Rossi Assad de Melo
    5  escreveu às 18:35 em 14 de abril de 2020:

    Senhor Yokota:

    Seria interessante o economista desenvolver um texto para evitar que situações injustas ocorram. Refiro-me as discriminações que brasileiros de etnia amarela, profissionais da área de saúde, funcionários de companhias aéreas, coveiros, entregadores etc. estão sofrendo em função da COVID-19.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 08:59 em 15 de abril de 2020:

    Cara Karine Rossi Assad de Melo,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, há que se preocupar com os meno privilegiados, e qualquer discriminação deve ser evitado, o que é muito difícil acontecer na prática, mas precisamos insistir no assunto.

    Paulo Yokota

  7. Eduardo Santos de Lima
    7  escreveu às 16:29 em 15 de abril de 2020:

    Gosto muito do ÁSIA COMENTADA, mas não concordo com os críticas que o senhor realiza contra o Jair Bolsonaro.

    Abraços.

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 08:40 em 16 de abril de 2020:

    Caro Eduardo Santos de Lima,

    Parece que minha opinião é partilhada por muitos, lamentavelmente.

    Paulo Yokota

  9. Rodolfo Bierrenbach
    9  escreveu às 12:18 em 16 de abril de 2020:

    Sr. Yokota:

    Gostei da matéria e acho que o Japão tem refinada tecnologia na área de robôs. Mas o número de casos da COVID-19 por lá, não para de aumentar…

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 16:01 em 16 de abril de 2020:

    Caro Rodolfo Bierrenbach,

    Obrigado pelo comentário. O robô vem sendo usado mais pelos chineses, mas não somente eles. O coronavirus vem aumentando em muitos países, e sabemos pouco sobre esta praga. O que parece indispensável e evitar que mais profissionais de saúde sejam afetados como vem acontecendo em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: