Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dura Volta Para a Circulação Normal no Japão

28 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Todos no mundo aspiram a volta à circulação normal depois de longos isolamentos, mas os exemplos, como os dos japoneses, mostram alguns cuidados adicionais necessários para evitar novos aumentos dos afetados pelo coronavírus. Vão além dos usos de máscaras para evitar estes contágios, considerando as situações que variam de localidade.

Dois fregueses num restaurante do Japão, separados por placas claras visando evitar contágios, em foto constante em um artigo publicado no site do Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Estes restaurantes no Japão estão funcionando à noite somente das 20 às 22h, e, apesar do aumento de funcionários que estão trabalhando a distância de casa, o trânsito nos metrôs continuam elevados, exigindo cuidados adicionais dos passageiros. Em muitos países, a volta para a circulação está sendo acompanhada de perto e quaisquer sinais dos aumentos expressivos das contaminações podem exigir a volta ao isolamento completo anterior. Existem estabelecimentos como restaurantes onde os fregueses fazem suas encomendas eletronicamente que são colocados pelos funcionários a distância para evitar contatos pessoais que possam aumentar os riscos.

Em muitos lugares no Japão, as pessoas são submetidas a exames rápidos das suas temperaturas, além de receberem desinfetantes nos seus corpos por equipamentos especiais. Também nas escolas que estão admitindo a frequência dos alunos muitos cuidados são tomados, como a maior distância entre as carteiras dos estudantes.

Em muitos lugares, o número de fregueses é controlado e os que ficam eventualmente esperando nas filas são colocados em distâncias determinadas. Na realidade, a disciplina da população respeitando as regras estabelecidas em cada localidade é fundamental para evitar o aumento das propagações dos vírus, não havendo estrutura hospitalar para atender a todos, como em países como o Brasil, onde, além dos equipamentos e instalações apresentarem carências, há, ainda, falta de recursos humanos, pois muitos profissionais de medicina estão afetados, inclusive com a morte de muitos deles.

Tudo indica que as populações de todos os países necessitam aprender a conviver com o coronavírus e outras pragas semelhantes, pois as indicações são de que elas continuarão expressivas por muito tempo, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: