Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

The Lancet Sobre Jair Bolsonaro

9 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Os que acompanham as questões científicas sabem que a revista inglesa The Lancet, que está para completar cem anos, consta entre as mais ponderadas e confiáveis no mundo. No seu número desta semana, publica o seu expressivo editorial considerando que o presidente Jair Bolsonaro é dos maiores riscos para o combate universal ao coronavírus, dado o seu comportamento, desprezando as considerações científicas da OMS – Organização Mundial da Saúde e mesmo dos muitos respeitáveis pesquisadores brasileiros reconhecidos pela revista. O médico e editor daquela revista, Richard Horton, deu também uma entrevista sobre o assunto para a Folha de S.Paulo. E seu comportamento inesperado “invadindo” o STF – Supremo Tribunal Federal na companhia de ministros e alguns empresários, levando uma clip_image002televisão oficial para transmitir ao vivo o contato com o presidente Dias Toffoli, criando constrangimentos, dá uma medida de sua atual situação.

Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de muitos, se dirige ao STF a pé para um encontro que não estava programado

É inédita a forma pela qual o presidente Jair Bolsonaro está tratando o problema do coronavírus, como se fora uma questão meramente política, apesar da quantidade de afetados e até mortos no Brasil. Suas expressões como “E daí?” diante de tantos problemas de saúde não ajuda em nada na forma de minimizar os sofrimentos da população, notadamente dos menos favorecidos. O The Lancet chama a atenção da elevada taxa de transmissão da doença no Brasil, constatado pelo estudo efetuado pela Imperial College do Reino Unido como a mais elevada no mundo. Além da substituição no governo daqueles que entendem do problema, ele deixa 210 milhões de brasileiros confusos sobre como enfrentar a calamidade, não deixando claro qual a sua política para minimizar a gravíssimo problema, criando um mínimo de consenso para as muitas autoridades envolvidas.

The Lancet chama a atenção sobre a quantidade de desfavorecidos brasileiros que vivem nas favelas, como na Amazônia indígenas que possuem menos resistências para estas doenças que são transmitidas pelos chamados civilizados. E também o despreparo da rede hospitalar brasileira para atender adequadamente o expressivo número de afetados pela praga.

A revista inglesa expressa a sua opinião que esta situação insustentável vai exigir a mudança drástica do comportamento do Jair Bolsonaro, ou ele acabará sendo uma próxima vítima desta crise, impedido de continuar no seu atual mandato. Muitos brasileiros partilham de opiniões semelhantes, não se prevendo tempo suficiente para uma recuperação econômica e política.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: