Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aproveitando o que o Brasil tem de Melhor

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A competição econômica mundial está cada vez mais acirrada hoje e não podemos continuar a perder as vantagens que já tínhamos. Começou com o café, onde possuíamos quantidade, mas não aperfeiçoamos sua qualidade, salvo raras exceções. O mesmo ocorreu com muitos produtos originários do Brasil, como o cacau e a borracha, onde outros produtores no mundo passaram a ser mais importantes. No pão de queijo, muito popular na Ásia, a mandioca é fornecida pela Tailândia e o queijo pela Austrália e o Brasil ficou somente com o nome, nada faturando.

clip_image002Agora a tapioca vem ganhando importância, principalmente no Japão, mas não estamos participando do seu aproveitamento. Um artigo publicado no jornal Japan Today informa que a tapioca está sendo consumida de diversas formas, por exemplo, combinada com o chá, além de poder ser usada com o leite.

A tapioca está sendo consumida no Japão combinada com muitas bebidas, mas o Brasil não está aproveitando este mercado. Anúncio constante no artigo publicado no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra

clip_image004Também estão sendo vendidos kits contendo ingredientes que podem ser usados nas residências, aproveitando a criatividade de quem esteja preparando alimentos. No Brasil, a tapioca é muito utilizada em todo o país, notadamente no Nordeste, das mais variadas formas. A mandioca, de onde é extraída a tapioca, é um dos produtos mais consumidos no país, desde pessoas modestas como mais sofisticadas, tendo boas condições para o mercado internacional.

Kit de diversas formas de tapioca para serem usados nas residências, de acordo com as preferências dos consumidores

Os consumidores japoneses são sofisticados, mas formas mais simples do seu consumo, como no Brasil, podem ser adotadas ganhando inicialmente pela quantidade. Isto precisa ser providenciado com urgência, não se restringindo ao Japão, mas a outros países mundo afora, que procuram novos produtos saudáveis e de baixo custo



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