Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento do Consumo de Produtos Veganos no Mundo

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Acompanhando a imprensa mundial, observam-se as crescentes preocupações de alimentos provenientes de animais, com destaque para os suínos, com as possibilidades de novas pandemias. Mas, também, muitos produtos alimentícios industrializados possuem outros inconvenientes, exigindo cuidados nos seus usos.

Diferentes símbolos para produtos veganos no mercado

O Brasil tende a acompanhar o que vem acontecendo no resto do mundo nos últimos anos e os problemas, como do coronavírus, aumentam as preocupações dos consumidores. Já circulam notícias que alguns suínos estão infectados com vírus, podendo provocar uma nova pandemia, ligeiramente diferente da atual que está provocando grandes problemas em todo o mundo.

Não se trata somente de vegetais e frutas, mas também produtos industrializados que trazem outros inconvenientes, como tendências para a obesidade e outros problemas de saúde. No fundo, os seres humanos precisam de alimentos balanceados que atendem suas variadas necessidades, reduzindo os inconvenientes como excesso de açúcar, sal, gorduras e mesmo calorias. O adequado seria o aumento de exercícios físicos, mas os isolamentos, como os atuais, tendem a reduzir suas práticas.

Quando no Japão, os profissionais de medicina informavam que as combinações de ingredientes seria relevante, pois alguns neutralizam outros. O consumo de soja e seus derivados tendem a reduzir os danos provocados pelo excesso de colesterol, por exemplo. Na medida do possível, os produtos industrializados que utilizam conservantes e outros componentes químicos devem ser evitados, pois tendem a provocar problemas colaterais.

Existem também aqueles que acreditam que aspectos psicológicos, como meditação e yoga, ajudam a reduzir as tensões do mundo atual, notadamente quando os isolamentos precisam ser praticados para reduzir os riscos de contaminações. Os seres humanos não são somente físicos, mas o que vai pela sua mente pode provocar distorções, quando as comunicações entre eles se restringem aos atuais meios eletrônicos.

Os humanos são seres sociais e quando são obrigados a isolamentos, mesmo que parcialmente resolvidos por variados meios, alguns desequilíbrios acabam ocorrendo. Tentar neutraliza-los por diversos meios, inclusive na alimentação, parece que ajuda sanar parte dos problemas.

No mundo, o consumo de produtos veganos parecem acelerados e no Brasil, ainda que de forma defasada, também começa a acelerar. No fundo, depois dos atuais problemas de saúde, a forma de vida posterior parece que sofrerá mudanças importantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: