Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eleições em Tóquio

29 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Uma pesquisa de opinião feita pela agência noticiosa Kyodo indica que Yuriko Koike, atual governadora de Tóquio, é a grande favorita nas próximas eleições locais de 5 de julho. Ela contaria com 70% dos eleitores do PLD – Partido Liberal Democrata e 90% do seu aliado Komeito. Se confirmada esta pesquisa, ela torna-se uma forte candidata da próxima eleição nacional, onde o primeiro-ministro Shinzo Abe está cada vez mais desgastado com muitas acusações de que seus partidários tenham comprado votos no passado recente.

Yuriko Koike é a favorita nas próximas eleições locais de Tóquio em 5 de julho, onde os seus adversários são inexpressivos

Se a eleição local de Tóquio confirmar que ela tema o apoio de 70% dos eleitores do PLD – Partido Liberal Democrata e 90% do Komeito, partido tradicionalmente aliado do PLD, ela será uma forte candidata para a eleição nacional, onde o primeiro-ministro Shinzo Abe está muito desgastado. Esta eleição nacional deverá ocorrer brevemente, pois o atual governo nacional está com muitas dificuldades para continuar no poder. Deve-se lembrar de que o sistema em funcionamento no Japão é parlamentarista.

Há que se considerar que o governo de Donald Trump também está enfrentando grandes dificuldades, segundo as informações da imprensa. Como os japoneses são tradicionais aliados dos Estados Unidos, a possibilidade de um novo arranjo é muito grande. O que seria interessante, pois o Japão não pode continuar indefinidamente como um dos seus aliados.

Yuriko Koike, nascida no Oriente Médio de pais japoneses, conseguiu um grande prestígio no Japão, pois, tendo trabalhado na televisão, possui qualificações para se comunicar com o público. Tendo uma visão diferenciada em termos internacionais, pode tornar-se uma líder mundial como as que se destacaram em outros países europeus.

A eleição local de Tóquio seria um simples trampolim, pois ela sempre teve uma importância no cenário nacional japonês e, sendo governadora da Capital, o seu peso político é relevante no Japão. O relativo marasmo dos japoneses necessita de algo que volte a proporcionar aos japoneses a importância que já teve no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: