Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Honestidade Sobre o Cotidiano

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um programa simples transmitido em inglês pela Netflix para a televisão, chamado “Midnight Diner: Tokyo Stories”, tornou-se um grande sucesso internacional. Brasil o Canal 1, mantido pela Band, com suporte da Fundação Japão, já transmitiu uma série de seus episódios, que todos esperam que sejam retomados brevemente. Piti Koshimura escreveu sobre o assunto no site Peach no Japão e Josimar Melo faz uma breve referência no seu artigo na Folha de S.Paulo. Para os que conhecem o Japão, os diversos episódios impressionam pela honestidade, inclusive de algumas mazelas japonesas, mas que revelam uma verdadeira faceta clip_image002daquele país. Muitas agências oficiais de diversos países ressaltam somente seus aspectos positivos, não o verdadeiro cotidiano dos seus povos.

O ator Kaoru Kobayashi no papel do "master" de Midnight Dine em foto constante do artigo no site do Peach no Japão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

No artigo de Piti Koshimura, existem algumas expressões japonesas difíceis de serem traduzidas, como “natsukashi”, muito próximo da saudade em português. Bem como “itadakimasu”, usada quando um cliente vai começar a tomar mesmo uma refeição ligeira, que é e um tipo de agradecimento pelo alimento que contou com o trabalho desde o agricultor até aquele que preparou o prato, que também é difícil de ser traduzido para qualquer outro idioma, mas é uma gentileza tipicamente japonesa.

Neste pequeno restaurante onde o chef prepara e atende a todos os clientes é algo parecido com o que hoje se chama “izakaya”, e que no passado se chamava “nomiya” (onde se bebe acompanhado de aperitivos preparados pelo proprietário). O famoso pintor Manabu Mabe gostava de frequentar estes estabelecimentos e algumas vezes eu o acompanhei.

Na televisão, este estabelecimento começa a trabalhar à meia noite e vai até cerca de 7 horas da manhã. O mais comum é que eles comecem a trabalhar mais cedo, ficando abertos até o último freguês, que quase sempre são os mesmos, tendo seus pratos de preferência, poucos, que dependem da disponibilidade dos ingredientes usados. Os poucos frequentadores costumam ser conhecidos entre eles, havendo de tudo, que revelam seus dramas, incluindo artistas de show nus, apaixonados não correspondidos, pessoas que não visitam seus pais por muito tempo e tudo dos seus cotidianos das grandes metrópoles. Não há exageros, mas equilíbrios, enquanto apreciam pratos ligeiros acompanhados de bebidas. Muitos destes chefs são confidentes, arriscando até alguns conselhos simples, mas sábios. Parece que tudo isto é da natureza humana, havendo também pubs ingleses como bares no Ocidente, onde muitos frequentam para beber, jogando conversa fora.

Nestes programas também se trata do adequado preparo de pratos relativamente simples, muitos apreciados pelos japoneses comuns, mas, vez por outra, também ingredientes poucos conhecidos são trazidos pelos próprios clientes das terras de suas origens, difíceis de serem encontrados nas grandes metrópoles como Tóquio. No Japão, existem milhares destes pequenos estabelecimentos que ocupam pequenos espaços em ruas secundárias, que não são os mais atrativos para turistas estrangeiros, mas são típicos e onde os fregueses se sentem inteiramente à vontade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: