Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Mais Variados Tipos de Pimenta e Seus Benefícios

25 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Um interessante artigo de Patrícia Belani foi publicado no site do UOL VivaBem sobre os variados tipos de pimenta e seus muitos benefícios para a saúde, como também poucos inconvenientes. Muitas nutricionistas forneceram as informações básicas para esta matéria. A pimenta, em geral, é rica em vitaminas A, B1, B2, C, K, niacina e flavonoides, que conferem ao alimento propriedades antioxidantes, analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, devido à ação dos compostos como a violaxantina e a capsaicina. As propriedades analgésicas foram apontadas na pesquisa efetuada na Faculdade de Medicina de Porto, em Portugal, e auxiliam a reduzir as dores causadas por neuropatias com a liberação de endorfina e outros compostos. Podem auxiliar nas reduções das inflamações, na descongestão nasal, nos sintomas de rinite e problemas circulatórios. Ajudam a promover o bem-estar, a reduzir o colesterol LDL (ruim), segundo consta do Free Radical Research, aumentam a saciedade e contribuem no combate de alguns tipos de câncer, como aparece no The Journal of Cancer Research.

clip_image002

Foto que ilustra o artigo, com alguns tipos de pimenta

Pelo que se sabe, as pimentas são mais usadas nas regiões dos trópicos, mas recentemente seu consumo se propagou pelas zonas temperadas do mundo. Existem muitas inofensivas, como as consideradas mais fortes que só são usadas pelos que estão acostumados com os hábitos de seu consumo.

As mais violentas que experimentei foram na Malásia, na Tailândia e no México. As do Brasil são consideradas medianas, mesmo as da Bahia, e vi malaios as comendo como se fossem simples saladas.

Os poucos inconvenientes das pimentas são para aqueles que possuem algumas doenças no aparelho digestivo, começando pela boca, quando as irritações dificultam as suas curas.

Algumas pimentas não provocam irritações, como as conhecidas de cheiro, que simplesmente dão um toque aos alimentos. Os chamados pimentões também são considerados pimentas, havendo os que contam dificuldades de digestão com suas cascas.

Há, portanto, uma longa história no uso da pimenta pelos seres humanos, que os portugueses traziam da Ásia para o consumo na Europa. Até as que foram sendo criadas, pelos cruzamentos, para melhorar o sabor dos alimentos, chegando agora até a ser usado para efeitos medicinais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: