Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Celso Furtado Completaria 100 Anos

26 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Todos os economistas da minha geração leram no mínimo dois livros de Celso Furtado, “Formação Econômica do Brasil” e “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento”. Este nordestino que trabalhou em diversas organizações internacionais, destacando-se na França clip_image002como professor da Sorbonne. Ele tinha uma capacidade incrível de escrever um livro de história a partir de um esquema bem elaborado e lógico, ainda que não tenha feito nenhuma pesquisa de campo com fontes primárias. Outro livro obrigatório de história para os estudantes era de Caio Prado Junior, “Formação do Brasil Contemporâneo”.

Celso Furtado desempenhou funções importantes no Brasil e nos organismos internacionais

Na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da Universidade de São Paulo – FCEC-USP, dois autores efetuaram trabalhos que mostravam esta realidade, a professora Alice Cannabrava que, com seus monitores, passou mais de 20 anos levantando dados nos cartórios sobre os processos de herança para mostrar como se formou o patrimônio de muitas famílias ao longo da história. O professor Antonio Delfim Netto, em poucas páginas, mostrou matematicamente o esquema usado por Celso Furtado, com maestria, a lógica que foi utilizada.

Hoje, os economistas de destaque, como em outros campos do conhecimento, se baseiam em dados fornecidos pelas pesquisas para elaborar seus trabalhos com estatísticas avançadas ou econometria, mostrando como evoluíram as técnicas utilizadas.

Celso Furtado e os seus trabalhos publicados cobriram várias áreas do conhecimento, começando na sua participação na FEB – Força Expedicionária Brasileira, quando da Segunda Guerra Mundial. Como editei o livro “Um médico brasileiro no front”, baseado no diário do doutor Massaki Udihara, que também participou da FEB, tenho algumas bases para comparações, inclusive de algumas mazelas. Também tive a oportunidade de ouvir alguns que participaram desta campanha, sendo natural que as ênfases acabem se concentrando nos aspectos mais positivos.

Como nenhum convidado a dar depoimentos sobre Celso Furtado seria deselegante para mencionar aspectos constrangedores, os mais cruciais ficaram com ele mesmo ou seus familiares, na longa matéria elaborada por Cristiano Klein e Gabriel Vasconcellos para o Suplemento Eu & Fim de Semana, do Valor Econômico. Mesmo assim, alguns pontos vagos estão mencionados, resultando num quadro equilibrado. Na sua participação por diversos governos, em períodos com características diferentes, é evidente que ele tenha enfrentado muitos problemas.

Poucos brasileiros como Celso Furtado estiveram no cenário nacional e internacional por períodos tão ricos de acontecimentos. No balanço geral, sua participação deve ser considerada positiva, exigindo que todos os analistas cuidadosos disponham de tempo para a sua análise aprofundada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: