Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consumo de Brotos Como Alimentos Saudáveis

9 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Existe hoje uma constante preocupação com alimentos saudáveis e muitos são brotos fáceis de serem produzidos até de forma caseira. No artigo de Paola Machado, publicado no site do UOL, alguns são destacados, começando pelo moyashi que é um broto de um tipo específico clip_image002de feijão, que também pode ser adquirido pronto no mercado. Mas existem muitos outros que também são saudáveis de forma semelhante, contando com respaldo científico.

Broto de feijão ou moyashi, mais conhecido, que pode ser comprado no mercado. Foto constante do artigo publicado no site d UOL, que vale a pena ser lido na sua íntegra

O moyashi tornou-se muito popular no Brasil, podendo ser comprado no mercado já pronto para ser consumido, exigindo somente um cozimento leve para preservar suas qualidades. Existem os que os consomem cru. Não necessitam de solo, fertilizantes, agrotóxicos e de luz solar direta, podendo ser consumido como parte de uma salada ou com cozimento rápido para não perder suas qualidades. Dispensam açúcar ou gordura, melhoram a flora intestinal, tendo um poder antioxidante e diurético, segundo os cientistas.

Muito parecido com o moyashi é o broto de alfafa, que, segundo os especialistas, conta com a presença de fitoestrógenos, que minimizam os sintomas da menopausa, servindo como prevenção de doenças crônicas como osteoporose, do coração, câncer e diabetes, entre outros efeitos benéficos.

O artigo de Paola Machado menciona também o broto de bambu com muitos componentes benéficos, mas que costumam exigir um cozimento mais complexo, como os usados pelos japoneses. Algo parecido ocorre com o broto de abóbora conhecido no Brasil como cambuquira, menos difundido no mercado atual. Estão mencionados como referências científicas em alguns artigos nacionais e internacionais, mostrando que estes assuntos contam com respaldos de pesquisas mais profundas.

Como do artigo consta muitas outras informações detalhadas, os leitores mais interessados devem procurar lê-los na sua íntegra no:

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2020/07/09/superfoods-conhecendo-os-brotos.htm



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: