Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dieta Japonesa Aumenta Seus Idosos?

7 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Tudo indica que existem indícios de que a alimentação contribui para o elevado número de idosos centenários no Japão, já confirmados em pesquisas com cobaias. Mas, no passado, já houve o conceito que a alimentação do Mediterrâneo provocava efeitos semelhantes e na clip_image002década de 1970 havia estudos de nutricionistas a respeito. Veronique Greenwood, do BBC, escreveu agora sobre o assunto que foi reproduzido em português no site da Folha de S.Paulo. Atualmente, de cada 100 mil japoneses, 48 chegam a mais de 100 anos.

Grupo de idosas saudáveis no Japão

A autora afirma que falar da dieta japonesa é algo muito amplo. Shu Zhang, do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia do Japão, afirma que não se restringe ao sushi. Foram revistos 39 estudos sobre o assunto, chegando à conclusão que existe algo em comum entre eles. Um consumo elevado de frutos do mar, vegetais, soja e produtos relacionados como o seu molho, arroz e sopa de missô. Costuma-se relacioná-los com menores mortes com problemas cardíacos, mas não com o menor número de mortes com o câncer.

Uma pesquisa feita por Tsuyoshi Tsudoki, da Universidade Tohoku, relacionou a dieta japonesa com cobaias e, paralelamente, com a dieta considerada norte-americana. As cobaias com dieta japonesa apresentaram menos gordura no abdômen como no sangue, ainda que os alimentos contivessem mesmas quantidades de gorduras, proteínas e carboidratos. As diferenças eram peixe versus carne, arroz versus trigo, por exemplo.

As dietas japonesas mudaram ao longo do tempo, com influência do Ocidente no café da manhã. Mesmo os ingredientes japoneses mudaram e a pesquisa usou os correspondentes a 1960, 1975, 1990 e 2005, apresentando pequenas diferenças nos resultados com cobaias. Já havia indícios que as formas de utilizações dos ingredientes influíam nos resultados, com a soja e seus derivados neutralizando alguns alimentos básicos. Por exemplo, um camarão frito pode ser inconveniente, mas, quando preparado com a soja e seus derivados, havia uma neutralização nos seus efeitos, na quantidade de colesterol.

As refeições japonesas variadas de pequenos pratos, muitos cozidos no vapor em vez de fritos, sem excessos de sal ou açúcar, acabam sendo mais saudáveis, principalmente quando se incluem legumes e vegetais.

Ainda assim, os japoneses têm seus problemas, com diabetes e obesidades, mesmo que eles tenham o hábito de praticar exercícios físicos. De qualquer forma, existem aspectos que os brasileiros deveriam absorver.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: