Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jornal de Língua Japonesa no Brasil

14 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Um artigo de Taichi Yamamoto, do jornal japonês Mainichi Shimbun, descreve sobre a atual luta para a sobrevivência do Nikkei Shimbun, o último em língua japonesa impresso no Brasil. Todos sabem que a imprensa brasileira, em geral, com a crise atual que se segue a pandemia do coronavírus, luta para conseguir leitores e os anúncios que os sustentam. Este jornal enfrenta também a redução dos seus leitores que hoje mal chegam a 10 mil, que são os clip_image001chamados “isseis”, ou seja, a primeira geração dos imigrantes japoneses que conseguem ler neste idioma. Os sobreviventes imigrantes japoneses estão estimados em apenas 50 mil.

Jornal Nikkey Shimbun, o último em língua japonesa publicado no Brasil, que já é uma fusão de dois outros em 1998, que tenta sobreviver

Uma possibilidade que está se tentando para a sobrevivência do jornal é uma edição eletrônica para os potenciais leitores que moram no Japão, que seria transmitido online para os que desejam acompanhar o que vem acontecendo no Brasil, notadamente na comunidade nipo-brasileira. Ainda que alguns jornalistas dos jornais japoneses atuem no Brasil, eles só enviam eventualmente seus artigos referindo-se a assuntos nacionais, sendo raros os que se referem aos imigrantes japoneses ou de expatriados das empresas japonesas instaladas no país.

clip_image003Este é um mercado limitado, notadamente quando a política e a economia passam por uma crise aguda, com notícias preocupantes, sem que haja aspectos positivos a serem ressaltados. Mas não restam muitas alternativas.

Masayuki Fukasawa, editor chefe do Nikkey Shimbun, que espera atingir as pessoas que residem no Japão

Os problemas atuais do Brasil são variados, chegando até aos jornais que atingiam a comunidade nipo-brasileira. Espera-se que possa se aguardar até a recuperação do país.


2 Comentários para “Jornal de Língua Japonesa no Brasil”

  1. Lucas M. Gutiérrez
    1  escreveu às 20:38 em 14 de julho de 2020:

    O idioma japonês é belo demais!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:17 em 15 de julho de 2020:

    Caro Lucas M. Gutiérrez,

    Como deve ser do seu conhecimento a origem vem do chinês, tendo sido simplificado tanto no Japão como na correia, com algumas mudanças, não se restringindo somente aos ideogramas, cujos componentes informam sobre o sentido das palavras, não deixando dúvidas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: